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domingo, 14 de agosto de 2011

Maria Fumaça

Ponta de areia, ponto final
Da Bahia-Minas, estrada natural
Que ligava Minas ao porto ao mar
Caminho de ferro mandaram arrancar
Velho maquinista com seu boné
Lembra o povo alegre que vinha cortejar
Maria fumaça não canta mais
Para moças, flores, janelas e quintais
Na praça vazia, um grito um ai
Casas esquecidas, viúvas nos portais

(Ponta de Areia. Milton Nascimento & Fernando Brant)
É com muita emoção que estacionamos a jardineira, bem rapidinho, para não perdermos o trem que vamos pegar, para preencher de informações e lembranças, com muito requinte, mais uma página da nossa enciclopédia.

1880, findo o trabalho dos operários, está disponível aos usuários de transporte de trilhos situados entre as cidades de Antônio Carlos e Barroso a EFOM: Estrada de Ferro Oeste de Minas. Integrada à histórica Ferrovia Leopoldina, a 13ª da malha ferroviária brasileira, que chegou ao Estado de Minas Gerais, em 1872, partindo da atual cidade de Cataguases.

Vídeo original: Clique!

1881, a articulação da população de São João Del Rey, interessada pelos benefícios da bitolinha, apelido carinhoso que a estrada recebeu, devido a dimensão peculiar de seus dormentes, de aproximadamente 30 polegadas, faz com que sua sede seja implantada na cidade. A estrada recebe a alcunha de "a mais mineira das estradas de ferro" e é considerada a primeira ferrovia do Estado de Minas Gerais, uma vez que as demais que o atinge possuíam, na época, sedes fora de seus limites.

A extensão da estrada chegou a ser de 602 km e serviu ao transporte de passageiros e cargas durante um longo período. Hoje, ela ainda funciona, sendo o trecho que liga São João Del Rey a Tiradentes, ambas cidades históricas, bastante procurado por turistas interessados em viajar em uma locomotiva a vapor americana, do início do século XX, a Maria Fumaça, percorrendo 13 quilômetros, durante meia hora, tendo como panorama o rio das Mortes e a serra de São José, atrás do chamado turismo histórico ou cultural,  e por que não dizer ecológico, que busca resgatar, com prazer e muito glamour, uma época de desenvolvimento não só da malha ferroviária do Estado de Minas Gerais, mas também de diversos aspectos da sociedade brasileira.

O complexo ferroviário de São João Del Rey é considerado um dos pilares que deram origem a ferrovia Centro-Atlântica, uma malha federal que liga estados do Sul ao Nordeste do país. Desde 1989, este complexo é tombado pelo patrimônio histórico nacional.



Texto: AAVítor.
Pesquisa:
Ferrovia Centro Atlântica: Uma ferrovia e suas raízes. em Google Books.
http://www.tiradentes.net/maria.htm
http://www.feriasbrasil.com.br/mg/saojoaodelrei/passeardemariafumacaatetiradentes.cfm
Ouça a música que vem de Minas: "Ponta de areia" na voz de Milton Nascimento:
https://www.youtube.com/watch?v=15g6YWqG3vc

A gente fica por aqui! Vamos passear um pouco de Maria Fumaça e depois curtir bastante a cidade histórica de Tiradentes, que em breve terá seu registro específico aqui no blog!