Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Diamantina



Quando à noite a linda lua 
torna as pedras cor de prata
Diamantina sai à rua 
transformada em serenata.
Seresteiros indormidos, 
dedilhando violões,
Levam música aos ouvidos 
e saudade aos corações.

A seresta apaixonada 
corre as ruas do Macau,
Capistrana, Cavalhada, 
São Francisco e Burgalhau.
Estas ruas serpeantes 
é tão fácil entendê-las,
Descem doidas por diamantes, 
sobem ávidas de estrelas.

O Itambé, mesmo de longe, 
ouve os sons quase em surdina,
Ergue as mãos azuis de monge 
e abençoa Diamantina.
Se de um sonho nada resta, 
só saudade, só, mais nada,
Como é linda uma seresta 
numa noite enluarada.

(Pe. Celso de Carvalho)
em Mapa dos Encantos

Rumamos com a jardineira para o norte do Estado, chegamos a uma das mais importantes e pitorescas cidades de Minas Gerais: a formosa Diamantina.

Tijuco era só um arraial sem importância, perdido no, hoje, Alto do Jequitinhonha. Coordenadas: 18° 14' 56" S 43° 36' 00" O. Altitude: 1113 m do nível do mar.

Porém, por volta de 1720, foi encontrado ouro nesta região e a vida da localidade deixou de ser pacata e desimportante. Passou a receber tropeiros, atrás de pedras preciosas: diamante, para mais tarde se dar ao luxo de abrigar portugueses de alta estirpe, e, até, virar côrte de uma escrava.


1734 é o ano que o arraial se conhece como uma verdadeira cidade. Deu-se a criação da intendência dos diamantes e a promoção a centro político-administrativo do distrito diamantino. Em 1739 foi estabelecido o Contrato: a exploração das jazidas de diamantes era cargo do Contratador. 1771 é o ano em que a Coroa Portuguesa cria o Regimento Diamantino. Um código de leis regendo a exploração dos diamantes, que ficou conhecido como "livro de capa verde". O arraial se transforma em um “Estado dentro do Estado” e recebe a denominação de vila em 1831. Em 1838 o rebatismo: Cidade de Diamantina. Seu povo passou a receber a denominação de diamantinense.




A atividade mineradora na cidade é marcante, influenciando-a em muitos aspectos, que vão refletir nos dias de hoje devido a uma história repleta de aventuras, heroísmos, romances, traições, busca pelo poder, e que deixou um legado de riquezas: material, cultural, arquitetônica, que fazem da cidade, atualmente, um exótico e bem conservado cartão postal de Minas Gerais.

Em Diamantina, imperadores da Coroa Portuguesa, desfilando com seus servos, foram recebidos; Chica da Silva, a escrava rainha, ganhou seu reinado das mãos de João Fernandes de Oliveira, seu contratador apaixonado; Juscelino Kubitschek nasceu, para daí alavancar seu progresso e dar uma nova Capital ao país. Também são filhos de Diamantina: o ator Vladimir Brichta, a poetisa Helena Morley e Hilma Caldeira, uma das maiores jogadoras de vôlei deste nosso país.

Diamantina, hoje, tem por volta de 45800 habitantes. Dista 292 km da Capital, Belo Horizonte, e possui uma temperatura média de 18ºC e clima tropical de altitude. Serve a diversos tipos de turismo, sendo o mais importante o turismo voltado para as cidades históricas. O ponto de partida dos tropeiros e demais viajantes da época colonial e, também, do ouro, a caminho do Rio de Janeiro, a chamada Estrada Real, era em Diamantina. Hoje, essa estrada deu origem e nome a um complexo turístico muito avançado e bastante movimentado. O carnaval desta cidade está entre os melhores do ranking do Estado.

Passeio virtual pela ruas da cidade. Reduza o zoom da imagem
caso queira visualizar a localização no mapa.

Dados físicos e geohumanos da cidade: clique!

Texto: AAVítor

Fontes de pesquisa:
Recanto das Letras - História e curiosidades sobre a Cidade.
Desvendar - História, dados e agenda da cidade.
Educar Brasil - Estrada Real.
Viagem e sabor -  Original da foto. Nesse site se encontram: fotos e informações complementares muito úteis.

Links:
Prefeitura de Diamantina - Informações diversas, agenda da cidade, programação de festas e turismo.

Veja muitas fotos da cidade em http://www.ferias.tur.br/fotos/3036/diamantina-mg.html


 
Além da beleza arquitetônica barroquina, Diamantina também possui belezas naturais. Após um belo passeio pelas ruas da cidade, nada melhor do que curtir as águas da Cachoeira do Sentinela.