Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Gruta de Maquiné




"A mais rica imaginação poética não saberia
engendrar uma tão esplêndida morada 
para os seres maravilhosos; 
diante desta notável gruta, ela seria forçada 
a confessar sua impotência(...)
(...) quanto a mim, confesso que, 
seja quanto à natureza, quanto à arte, 
jamais contemplei algo tão maravilhoso".
Peter Lund sobre a Gruta de Maquiné.

A Jardineira esta semana chegou a Cordisburgo, terra do escritor Guimarães Rosa, a aproximadamente 120km de Belo Horizonte, para falar de uma das maravilhas da espeleologia brasileira: a gruta de Maquiné, a mais visitada do país e considerada uma das mais belas do mundo. Com seus coloridos e enormes salões e suas  grandes estalactites que vêm do teto e que impressionaram o pesquisador dinamarquês e pai da paleontologia e arqueologia no Brasil, Peter Wilhelm Lund (1801-1880) , que buscava refúgio neste país, devido ao clima, da tuberculose que lhe levara dois irmãos.
Descoberta em 1825 pelo português Joaquim Maria do Maquiné, porém, só começou a ser pesquisada em 1834 pelo dinamarquês Peter Lund, uma espécie de Arne Saknussen que pintou por essas bandas.

Estalactites enormes. 
Original em: http://www.viagensmaneiras.com

São 650 metros de extensão e uma profundidade que chega a 18 metros, resultando em uma área de 12.000m². Em seu interior, a temperatura varia entre 18° à 22°C.

O interior da gruta é rico em cor. 
Original em http://www.viagensmaneiras.com

Na entrada da gruta existe uma infraestrutura turística com estacionamento, pousadas, restaurantes e guias que podem ser contratados para ajudar no passeio, conduzindo pelos caminhos das galerias, tecendo informações acerca de cada uma delas, orientando quanto a cuidados a serem tomados para evitar os perigos que podem existir em alguma altura do percurso e também quanto a preservação das paredes. Os guias também informam algumas curiosidades como o local que o explorador Peter Lund teria usado para se acomodar no interior da caverna durante seus estudos; As figuras descritas pelas estalactites em cada câmara; A existência de um pátio, onde um pequeno lago é formado em épocas distintas; E a lenda do Rei Magro.


Passeio virtual pela Gruta. Imagens: Youtube.  
(Ainda não há a opção no Google Street View)
Trilha sonora: Manuel, O Audaz. 1981, Lô Borges e Toninho Horta.

As paredes da gruta delineam figuras que dão nome aos salões. Há uma espécie de ante-sala, bem na entrada, que ainda recebe luz exterior. Continuando o trajeto, chega-se, em seguida, ao salão do Urso,  que é formado por uma ampla sucessão de estalactites.Há o salão do carneiro ou do elefante,  o mais bonito, na minha opinião, onde destacam-se notáveis formações, dentre as quais a de um grande cogumelo. Além do valor espeleológico, na Gruta de Maquiné foram encontradas ossadas humanas e de animais pré-históricos.
Ainda com respeito à gruta, pode-se tecer uma série de novas informações como, por exemplo, o conto da lenda do Rei Magro ou sobre o Museu Guimarães Rosas. Por hora, vamos limitar o resumo às características e localização da Gruta, deixando os outros assuntos para os tópicos em que serão enquadrados posteriormente aqui no Minaspédia, como o Museus de Minas, Cidades de Minas, Escritores de Minas ou Folclore de Minas.

Sites utilizados para pesquisa:
Sua Pesquisa - Informações sobre a espeleologia no Brasil.
Viagens Maneiras - Informações sobre a gruta, horários de visitação e outros.
Circuito das Grutas - Informações turísticas.
Museu das Minas e do Metal - Biografia de Peter Lund.
Informatoz - Mini-expedição pelos caminhos de Peter Lund.
Prefeitura de Cordisburgo
Prefeitura de Lagoa Santa
Prefeitura de Matozinhos
Prefeitura de Pedro Leopoldo