Vrum... vrum... Evel Knievel? Wayne Raynei? Alexandre Barros, Paraguaio, Devlin, o motoqueiro? 7 de setembro é o dia que o Brasil comemora sua independência administrativa.e um evento muito bacana que ocorre sempre nesta data nas terras de Minas e Rio de Janeiro é o Enduro da Independência.
Trata-se de uma competição entre motoqueiros que percorrem um caminho inaugurado por D. Pedro I. Conta-se que em 1822, D. Pedro e sua comitiva de 8 pessoas buscava apoio dos mineiros na causa da libertação do País. Cavalgou durante 15 dias por um trajeto que ficou conhecido como "Caminho novo" e mais tarde como "Estrada real". Hoje esse trajeto é um percurso turístico bem estruturado e que leva pessoas a conhecerem fascinantes cidades e localidades do Rio e de Minas Gerais que se situam nas dependências desse percurso.
O Trail Clube de Minas Gerais contou com apoio da Honda e da Rede Globo para realizar a primeira edição do evento em 1983. Foram necessários 5 meses de preparação(que incluiu até levantamentos de registros históricos).
Seriam 800 km a serem percorridos em 3 dias. 440 motos e 220 duplas de pilotos enfrentariam situações diversas como chuva, lama, poeira, frio, e cansaço pelas trilhas da Estrada Real. Bem ao estilo do competidor de trilha.
O Trail Clube de Minas Gerais contou com apoio da Honda e da Rede Globo para realizar a primeira edição do evento em 1983. Foram necessários 5 meses de preparação(que incluiu até levantamentos de registros históricos).
Seriam 800 km a serem percorridos em 3 dias. 440 motos e 220 duplas de pilotos enfrentariam situações diversas como chuva, lama, poeira, frio, e cansaço pelas trilhas da Estrada Real. Bem ao estilo do competidor de trilha.
No dia 4 de setembro foi dada a largada simbólica, no Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista. Todas as motos desfilaram, juntamente com os carros de apoio, fazendo uma grande festa. Mas a coisa "pra valer" mesmo aconteceria no dia 5, uma segunda feira chuvosa e fria. As duplas começaram a largar às 7 da manhã, partindo para a 1ª etapa, que seria até Barbacena, numa distância de 350 km.
Dai pra frente, os dias que se seguiram foram de muito esforço e aventura. Das 440 motos que partiram do Rio, pouco menos de 300 chegaram a Belo Horizonte, entre elas uma heróica Yamaha TT 125 do carioca Jorge Antunes, que além de vencer todas as enormes dificuldades do Enduro, ainda teve que percorrer os últimos 10 quilômetros, rebocando a FBM 125 de seu parceiro Antonio Nogueira, que ficou sem combustível.
A primeira edição deste evento foi bastante divulgada e fez um estrondoso sucesso em Belo Horizonte. A partir daí houve um crescimento ainda maior do interesse por competições motociclísticas dentre os aventureiros e amantes de esporte radical na cidade e também pela busca por localidades com potencial para a prática de esportes radicais de qualquer natureza e pelas cidades históricas de Minas. Até um pouco surpreendetemente, já que motocicletas são veículos poluidores, o interesse pela preservação da natureza também teve destaque nessa época.
Verifique no site motosclassicas70 uma cobertura completa dessa primeira edição. Muita foto e curiosidade! Vale bem a pena, para quem curte ou viveu esse momento, dar uma conferida!
Dai pra frente, os dias que se seguiram foram de muito esforço e aventura. Das 440 motos que partiram do Rio, pouco menos de 300 chegaram a Belo Horizonte, entre elas uma heróica Yamaha TT 125 do carioca Jorge Antunes, que além de vencer todas as enormes dificuldades do Enduro, ainda teve que percorrer os últimos 10 quilômetros, rebocando a FBM 125 de seu parceiro Antonio Nogueira, que ficou sem combustível.
A primeira edição deste evento foi bastante divulgada e fez um estrondoso sucesso em Belo Horizonte. A partir daí houve um crescimento ainda maior do interesse por competições motociclísticas dentre os aventureiros e amantes de esporte radical na cidade e também pela busca por localidades com potencial para a prática de esportes radicais de qualquer natureza e pelas cidades históricas de Minas. Até um pouco surpreendetemente, já que motocicletas são veículos poluidores, o interesse pela preservação da natureza também teve destaque nessa época.
Verifique no site motosclassicas70 uma cobertura completa dessa primeira edição. Muita foto e curiosidade! Vale bem a pena, para quem curte ou viveu esse momento, dar uma conferida!
O Enduro hoje
Hoje o evento está bastante alterado. As participações e o interesse da mídia em promovê-lo naturalmente foram aumentando com o passar dos anos e mudanças nas características da competição foram inevitáveis. Mas as características principais como a garra dos pilotos, a aventura, a natureza como pano de fundo e a História em foco foram preservadas.
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