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sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fiat Automóveis do Brasil - Primeiras décadas


Logos da FIAT (Em latim: Faça-se)

Campanha 35 anos da Fiat no Brasil
 
11 de Julho de 1899, pretendendo fazer concorrência aos industriários franceses de automobilismo, pensando originalmente em construções inovadoras de carros de corrida, mas interessando-se logo por ampliar o projeto para algo em termos de linha de produção de massa, o empreendedor italiano Giovanni Agnelli  (Villar Perosa, 13 de agosto de 1866 -  Turim, 16 de dezembro de 1945) funda o que seria a mais importante indústria italiana e um dos maiores complexos industriais do mundo, a FIAT, um acrônimo de Fabbrica Italiana Automobili Torino, alcançando imediatamente um bom desempenho empreendedorista que garantiu à empresa o domínio da indústria de motores e ainda enveredando com sucesso por outros segmentos industriais como a construção de veículos agrícolas, locomotivas, ambulâncias, metralhadoras, navios e até aviões e motores para submarino, e financeiros, no ramo de seguradora. As atividades da empresa se concentram  na Itália, mas a Fiat opera também em outros centros, perfazendo um total de 1063 unidades  de produção que empregam 223.000 pessoas, das quais 111 mil estão  fora do país sede.

Fachada da empresa em Betim, MG.

Pelos registros da montadora, a empresa está implantada no Brasil , em Betim, Minas Gerais,  às margens, praticamente, da rodovia Fernão Dias Paes – um marco para a descentralização industrial no país –, desde  1973, mas a data da inauguração é 09/07/1976. Na cerimônia de inauguração, além do empreendedor mor do grupo,  Giovanni Agnelli, estiveram presentes o então presidente do Brasil, Ernesto Geisel, e do governador de Minas, Aureliano Chaves, tendo garantido presença, também, outras autoridades, nacionais e internacionais. Se inicia então uma história de sucesso, trazendo desenvolvimento para o país e para a região onde a fábrica foi instalada, não só do ponto de vista industriário, pois a empresa participa do desenvolvimento humano da população em muitos campos como fonte de viabilização de projetos culturais, premiações, patrocínios de equipes esportivas e ações sociais, sendo a festa do Dia do Trabalhador celebrada pela Fiat para seus empregados uma das mais difundidas, do gênero, dentre as empresas nacionais.

Comercial de 1976

CRONOLOGIA DA FIAT


Fiat 147
1976, o primeiro lançamento da montadora no país foi o Fiat 147. Derivado de um modelo italiano, o 127, o carro se caracterizava por ser de produção escalar, popular devida a peculariedade econômica, com motor transversal e tração dianteiros, coluna de direção retrátil, pneu radical de série e alguns destaques como a confiabilidade e o conforto interno, embora sua compactação externa seja extremamente visível.

Nesse período acontece  a apresentação do primeiro motor à alcool pela Fiat.

Em 1977 dá se um boom de desenvolvimento industrial em Minas Gerais: vários fabricantes de autopeças e componentes automotivos instalam-se no Estado. O Fiat 147 ganha as variações GL e Furgão.

Fiat 147 Pick Up e Rallye

1978 é o ano que a empresa põe nas ruas os fiats 147 Rallye, que inaugura a entrada no mercado do motor 1300 cc, 147 Pick-Up, a primeira caminhonete derivada de automóvel produzida no país.

Em 1979, a Fiat lança o primeiro carro à alcool fabricado em série, inovando, mais uma vez, com o conceito de amortização do impacto ambiental (o álcool polui menos do que a gasolina) e do gasto com combustível.

Panorama C e Fiat Fiorino

1980, faltava uma perua na linha e a montadora colocou no mercado a sua: a Panorama C. O "menor caminhão do mundo", o Fiat Fiorino, também ganha as ruas e impressiona com a sua capacidade de carga: até 500 quilos.

Em 1981, são lançadas novas versões do Fiat 147: C, CL, Top e Racing, além da pick-up City.
Fiat Spazio
1982, entram em cena o Spazio C, CL e TR.

Fiat Oggi.

1983, é lançado o primeiro três volumes da família: o charmoso Oggi, que foi montado tendo como base o Panorama e se destacou por apresentar uma grande capacidade em seu porta-malas.
 
Fiat Uno 1984

1984, o bem sucedido Fiat Uno nasce aqui.  "Pequeno por fora e grande por dentro", o lançamento destacava em termos de design. Foi lançado nas versões S (Super),  (Confort Super), mais luxuoso e SX ( Sport Experimental), o modelo esportivo.
 Fiat Premio

1985 marca  o surgimento do Prêmio, primeiro carro brasileiro com computador de bordo, que mixava desempenho e conforto e inovou com seu motor 1500 cc.
Fiat Elba 1987

1986, Fiat Elba, um sucesso de vendas. "O moderno 'Station Wagon' logo provou possuir a maior capacidade de carga volumétrica entre todas as peruas do país. Apresentando capacidade similar ao Fiat
Prêmio, era representado pelas versões S, com motor 1.3 e CS, com motor 1.5." (citação do blog blog.fiatenzo.com.br).

1987, cheio de novidades e novas padronizações no tecido dos bancos, na pintura externa, nas rodas e trazendo amortecedores pressurizados, o Uno 1.5 R é lançado juntamente com as versões S e CSL do Fiat Premio.

1988, novas variações do Uno, da Pick-Up, do Fiorino e do Furgão implementam uma linha de veículos comerciais leves com motor de 1500cc e 82 cavalos de potência.

1989: Elba CSL de 4 portas.

Aguarde a segunda parte desta postagem!

TEXTO (com adaptações)
AAVítor

FONTES DE INFORMAÇÕES E IMAGENS
www.fiat.com.br
http://blog.fiatenzo.com.br
http://tudo_aqui.blogs.sapo.pt/701.html
http://wep-brendow.blogspot.com
http://www.sidneyrezende.com
www.youtube.com
www.google.com
VRUM. TV Alterosa.



PASSE O VERÃO LENDO UM CONTO QUE TE ENTRETERÁ COM UM ROMANCE INUSITADO, CENAS MÁGICAS VIVIDAS EM UM PARAÍSO TROPÍCAL E, DE QUEBRA, TE MOTIVARÁ A SAIR DE UMA VIDA DE SIMPLES COLABORADOR PARA VIVER A PARTIR DO ANO DE 2013 COMO UM GRANDE EMPREENDEDOR.

LEIA


A. A. Vítor

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no livro e se relacionar com outros leitores