A 320km de Belo Horizonte, na cidade de Governador Valadares, e em uma altitude de 1.123m situa-se o pico do Ibituruna, conhecido como o melhor ponto para a prática de vôo livre do Brasil. A cidade de Governador Valadares respira o clima da prática deste esporte radical.
Há quem diga que o ponto é o melhor do mundo
para se saltar de asa delta ou de para glide. Em época de bons ventos pode-se voar por 100km.
A prática do vôo livre é constante, mas ainda se pratica outros esportes radicais no local.
O ar quente garante a autonomia do vôo demorado e a paisagem vista de cima pelos voadores durante o percurso compensa o esforço físico desprendido durante as manobras de condução da asa.
Ao pé do pico está um dos mais conhecidos rios de Minas: o rio Doce. Um rio que aos trancos e barrancos atravessa o Estado do Espírito Santo e vai desembocar no mar.
O Pico do Ibituruna, ou Pedra Negra em tupi-guarani, é um dos muitos patrimônios naturais tombados do Estado de Minas Gerais. Assim como a Serra do Cipó, seu solo também data do período pré-cambiano e é formado por resfriamentos de vulcões vindos de invasão marítma.
No alto do pico a temperatura vai de 25º (dia) a 12º (noite). Uma variação considerada amena com relação ao topo de 40º da cidade de GV.
Rampas de decolagem. Original ampliado: Clique!
Clique o vídeo para assistí-lo diretamente do canal do autor, juntamente com outros vídeos.
Revistas estrangeiras registraram: Governador Valadares é a Meca do
vôo livre. Realmente, em se tratando de paisagem, vale a pena conferir. Clique os anúncios de nossos anunciantes para ajudar a manter este projeto!