Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Presépio do Pipiripau

O Museu de História Natural, localizado à rua Gustavo da Silveira, número 1035, no bairro Santa Inês, em Belo Horizonte, abriga o Presépio do Pipiripau, sempre muito procurado na época do Natal.

O mineiro tem como tradição no Natal montar presépios. Da forma que lhe for possível, desde o começo do mês de dezembro de cada ano, imagens das personagens que representam a história da chegada do menino Jesus, incluindo a estrela de Davi, são dispostas em espaços reservados nos estabelecimentos domésticos e até comerciais.


Cena: Jesus adorado na manjedoura. Imagem original: clique!


Podemos dizer que o Pipiripau é o mais famoso e o mais original de todos. Com suas 45 cenas da vida de Cristo, nas quais 580 figuras se movem. A construção de Raimundo Machado de Azevedo data de 1906 e revela a singeleza característica dos presépios mineiros. Retrata muito da vida cotidiana de Belo Horizonte ao longo das primeiras décadas do séc. XX. Devido a seu enfoque cultural e religioso, além da técnica e arte adotadas, foi tombado em 1984 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


É muito prazeroso fazer uma visitinha e ver essa beleza de museu vivo (que se move e se escuta) de perto.