Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

Um passeio em Caxambu

O Dr. Emmett Brown fez um ajuste na jardineira e fizemos uma viagem no tempo. Paramos em um terreno montanhoso e rico em águas ferruginosas. Um bom clima de montanha e ainda se ouvia índios cataguases pronunciando Catã-mbu para nos dizer que tais águas borbulhavam.
Uma pane nos circuitos e fomos levados um pouco adiante: a princesa Isabel buscava solução para seu problema de infertilidade: as águas. Desejo cumprido e com ele a construção de uma Igreja, Santa Isabel, em estilo neogótico, em razão do cumprimento de uma promessa. Era o ano de 1868.


A pane nos levou bem adiante. Podemos ver Alberto Curi, um filho da cidade, partindo para o Rio de Janeiro para se tornar um radialista famoso. O irmão dele, Jorge Curi, vai trabalhar nas rádios Tupi, Nacional e Globo, narra Copas do Mundo e apresenta o programa de calouros: A Hora do Pato.

Enquanto que o outro irmão, Ivon Curi, virará cantor e ator da Cinédia e dos primeiros programas de Renato Aragão: "pela peruca do Ivon Curi".

De volta ao futuro, rodamos com a jardineira pelas ruas de Caxambu, apreciando um conjunto arquitetônico, bem paisagístico e muito bonito, que data de 1880.

A cidade dista 382km da Capital mineira e abriga cerca de 21000 caxambuenses.

Dentre seus pontos turísticos, o Parque das Águas, é o maior, mas a cidade ainda oferece bom divertimento e apreensão de cultura em visitas a Igreja Matriz, que data de 1892, e a já citada Igreja de Santa Isabel de Hungria, construída após a visita da princesa e do conde D'eu. Outros locais para se visitar são o horto, há diversas praças, o Centro de Convenções e o famoso Hotel Glória. É recomendado o passeio de teleférico até o Morro de Caxambu.

Hotel Glória
Passeio de teleférico

Do Morro de Caxambu, a 186m acima do Parque e 1090m de altitude. se avista a cidade de Baependi e as serras próximas.Há uma estátua do Redentor, de 15m, que data de 1961, e o Cruzeiro, que é de 1929. São monumentos comuns de se encontrar pelos interiores de Minas, mas nem por isto dispensáveis de se visitar.

 Parque das Águas
Originais em https://olhares.uol.com.br/
O Parque das Águas, patrimônio Histórico e Artístico tombado pelo IEPHA, possui 210.000m2 de área, 12 fontes de águas minerais e um lago. As águas das fontes têm alto poder diurético e desintoxicante, com propriedades químicas diferentes umas das outras, fluem sem cessar. Ferruginosas, foram delas que a princesa foi provar e buscar a cura para a sua infertilidade. As fontes recebem denominações:há a da fertilidade; a da saúde; a da riqueza. Brincadeiras com pedalinhos e barcos alugados nas margens do lago, que é raso em alguns pontos e barrento, são possíveis. O clima da cidade gira em torno de 21º C.

Oriente-se conosco antes de fechar qualquer negócio!


Caxambu faz parte de um programa de turismo em Minas chamado Circuito das Águas, formado por estâncias hidrominerais.Um tipo de turismo recente e entre outras cidades incluem-se: São Lourenço, Baependi e Poços de Caldas.

FOTOS: Originais em https://www.abn.com.br/
POSTAGENS: Originais em https://twitter.com/opinoaberto
PESQUISA: https://www.ferias.tur.br/informacoes/2918/caxambu-mg.html

Dr. Emmett Brown é uma referência ao filme De Volta para o Futuro (Back To The Future. EUA, 1985. Direção de Robert Zemeckis) que se conecta à cidade de Caxambu devido à sua grande vocação de garantir ao visitante uma volta ao passado.

Prefeituras: Interessando antecipar a entrada da sua cidade aqui no Minaspédia, entre em contato conosco através do e-mail olegalzao@gmail.com.
PASSE O VERÃO LENDO UM CONTO QUE TE ENTRETERÁ COM UM ROMANCE INUSITADO, CENAS MÁGICAS VIVIDAS EM UM PARAÍSO TROPÍCAL E, DE QUEBRA, TE MOTIVARÁ A SAIR DE UMA VIDA DE SIMPLES COLABORADOR PARA VIVER A PARTIR DO ANO DE 2013 COMO UM GRANDE EMPREENDEDOR.

LEIA


A. A. Vítor

Participe da rede SellYourFish para praticar o que aprendeu
no livro e se relacionar com outros leitores