Páginas

domingo, 3 de junho de 2012

Serra do Cipó

Dia livre, um calorzinho, pegamos a estrada com a jardineira e rumamos para a Serra do Cipó. Linha Verde, Lagoa Santa, Santana do Riacho...

Vista da Serra do Cipó. Pedra do Elefante.
Original: Clique!

A aproximadamente 100 km de BH, na Serra do Espinhaço, situa-se um dos santuários ecológicos do Estado de Minas Gerais: A Serra do Cipó. Mais do que o point mais próximo para os acampamentos de Carnaval ou de outros feriados prolongados, o local funciona como a praia dos belorizontinos. É para lá que o mineiro da Capital vai quando quer passar um dia tranquilo, refrescante e ecologicamente perfeito. 

Cachoeira Grande  -  Parque Nacional da Serra da Cipó

A Serra do Cipó é rica em quedas d'água e oferece um ambiente excelente para prática de esportes náuticos e radicais, como o raft e o rapel. São muitas as cachoeiras, a diversidade de espécies da fauna e flora também impressiona e favorece o eco turismo e o turismo radical.

Flores Sempre Vivas  -  Parque Nacional da Serra do Cipó
Visite o site original para mais informações e imagens: Clique!

A flora, que já possui cerca de 2000 espécies catalogadas e que imaginam os botânicos não se tratar nem da metade, vai do cerrado, parte mais baixa da Serra, aos campos rupestres, onde se entra em contato com um ambiente bastante florístico, formado por sempre-vivas (família das Eriocaulaceae), canelas-de-ema gigantes (Vellozia gigantea), orquídeas, bromélias, margaridas, cactos, ipês e quaresmeiras, além de liquens coloridos que brotam sobre as pedras e plantas endêmicas que ajudam a manter o local permanentemente florido, se transformando em um autêntico santuário de pesquisa para os botânicos, e a colocar a região entre as mais ricas comunidades vegetais do mundo.
Clique a imagem para ampliar!
Originais em http://www.serradocipoturismo.com.br

A fauna apresenta dezenas de espécies de mamíferos, anfíbios e aves. No ambiente podem ser encontrados peixes como a pirapetinga - conhecida como a truta brasileira - pacas, tatus, tamanduás-mirins, onças jaguatirica, veados campeiros, macacos, lontras, lobos-guará, capivaras, lagarto preguiça, teús, tamanduás bandeira, carcará (ave de rapina), gafanhotos, ouriços caxeiros, acauãs, gaviões, codornas, corujas buraqueiras, perdizes, siriemas, azulões, sabiás, pica-paus, quatis, quero-queros, tucanos, pintassilgos, caxinguelês e beija-flores.

 "O beija-flor-de-gravata-verde (Augastes scutatus) e o pássaro Cipó Canesteros, ambos endêmicos da serra, despertam grande interesse em ornitólogos de várias partes do mundo, e vale lembrar que por garantir a reprodução das plantas o beija-flor é essencial para o ciclo de biodiversidade."
(trecho de texto encontrado em http://www.serradocipo.com)

Vídeo de anônimo apresentando a Cachoeira Grande

A bacia hidrográfica da Serra recebe água do Velho Chico e do Rio Doce. É impressionante também a formação rochosa. O local é considerado um patrimônio natural e, desde de 1984, abriga o Parque Nacional Serra do Cipó. Um ambiente de 100 000 hectares. Onde se pode ver e conviver com espécies em extinção, canyons e uma geologia do período pré-cambriano. Muito interessante a visita!
Canyon

A Cachoeira Grande atrai muito os turistas, devido à sua imponência e beleza. Uma queda de 10m e um lençol de água cristalina a seus pés. Muitos se arriscam em saltar de seu topo, mas alguns encontraram ali seu último desafio.
Cachoeira Grande
Clique a imagem para ir para o local original!

Na Serra se encontra estrutura turística com hotéis, chalés e pousadas; restaurantes e casas de souvenirs. Também se consegue guias.
Cachoeira da Farofa
Clique a imagem para ir para o local original!

Curiosidade: Em pleno coração do Estado, longe do mar, as rochas arenosas foram formadas por depósitos marinhos há mais de 1.7 bilhões de anos.

O local onde se situa a Serra faz parte do complexo turístico Estrada Real, uma vez que seus caminhos foram usados pelos bandeirantes de São Paulo. Para chegar ao Arraial do Tejuco, hoje Diamantina, em busca do ouro e pedras preciosas das Minas Gerais, era preciso desbravá-la. Os tropeiros em suas mulas criaram uma estrada de pedra em um local chamado Mãe D`Água, onde inicia a cobiçada cachoeira Véu da Noiva.
Cachoeira Véu da Noiva
Clique a imagem para ir para o local original!

O percurso serve de um projeto turístico que envolve a prática de trekking e passeios de mula. Algo bastante exótico!  

Peter Lund, Eugene Warming, J.B.Spix, Von Martius, August de Saint-Hilaire, o inglês George Gardner e brasileiros como Álvaro da Silveira, Ailton Joly e Nanuza Menezes são alguns estudiosos da natureza que se interessaram pelos campos rupestres da Serra e trabalharam nela. "O paisagista Roberto Burle Marx dizia que começou a entender mais as plantas quando passou a acompanhar o botânico mineiro H. L. Mello Barreto em suas visitas a Serra do Cipó, e sempre que retornava para buscar inspirações dizia-se cada vez mais fascinado."  (Site Serra do Cipó. Clique para ler todo o texto!)

Na Serra é possível, do folclore local, ouvir histórias fascinantes de aparições como, por exemplo, de OVNIs.

A Serra do Cipó possui vários municípios ao seu redor como Santana do Riacho, Morro do Pilar, Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro e outros. Cada localidade traz seu atrativo de cachoeiras, geologia, arqueologia, águas, fauna e flora. Bons lugares para se viver aventuras. 
Alguns lugares já foram palco de produções televisivas, como a minissérie produzida pela TV Minas "Palmeira Seca", é nelas são mostrados o seu jeito de ser.

TEXTO
AAVítor

CRÉDITO DAS IMAGENS
No local

PESQUISA
http://www.serradocipo.com
http://br.viarural.com/servicos/turismo/parques-nacionais/da-serra-da-cipo/default.htm