Páginas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Museu das Reduções


Às margens da Rodovia dos Inconfidentes em Amarantina, MG, distrito de Ouro Preto, distante 25km da cidade, se encontra o Museu das Reduções, que hospeda  réplicas reduzidas e detalhadas que registram  quatro séculos da arte e arquitetura brasileira,  produzidas ao longo de quase 30 anos, por volta de 1978, por quatro talentosos  irmãos aposentados: Ênio, Décio, Evangelina Vilhena e Sylvia.


É possível conhecer com bom acabamento detalhes de edifícios de cada período da história do Brasil. Não só as construções barroquinas, com sua arquitetura arrojada e minuciosamente detalhada em adornos, como também os prédios mais modernos, como os de Brasília. As réplicas foram construídas com o mesmo tipo de material usado em seus originais.
Imagem original: clique!
Há, hoje, 29 réplicas reduzidas de construções marcantes de 15 Estados brasileiros, que foram sugeridas pelas secretarias de cultura de cada Estado. Exposto no museu, é possível ver a Fazenda do Resgate, de Bananal/SP, a Usina de Marmelos Zero, de Juiz de Fora, a Igreja da Pampulha, de Belo Horizonte, e a Casa dos Contos, de Ouro Preto, dentre outros monumentos. Todos seguiram a primeira miniatura: a Igreja de Nossa Senhora das Dores, de Campanha, MG, terra natal dos artesãos, cujo original data de 1799 e ainda guarda suas características de estilo colonial de linhas puras.
Imagem original: clique

Não foi um trabalho fácil e nem tampouco barato. As obras modeladas tiveram que ser fotografadas para depois ter sua planta desenhada. E para garantir mais fidelidade aos detalhes, por vezes os artistas tiveram que voltar ao local de origem das construções.

 Vista dos detalhes das réplicas. Original: Clique!

"O valor cultural destas obras não define apenas o perfil de um povo ou reza pela preservação da memória e da vocação natural desta gente para o artesanato. Representa a luta pela sobrevivência de todas as tradições desta arte de rara expressão, onde só a dedicação e o talento dos artesãos não foram diminuídos." (Trecho retirado do site Projeto Redução).

Casa dos contos de Ouro Preto. Imagem original: clique!

TEXTO
AAVítor (com adaptações)

FONTES DE PESQUISA
Projeto Redução: http://www.projetoreducao.com.br/
Brasil Diário: http://www.brasildiario.com
Blog Circuito do Ouro. http://circuitodouro.blogspot.com.