Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Benjamim Guimarães

Debaixo d'água lá se vai a vida inteira
Por cima da cachoeira o gaiola vai subir
(Sá & Guarabira - Sobradinho)

A jardineira ficou estacionada no cais e nós viemos para cá: à bordo do barco a vapor Benjamin Guimarães. Não é dia de Révellon, mas é uma satisfação tão boa flutuar sobre o velho Chico, admirar as carrancas nas margens ou apreciar o trabalho dos pescadores de dentro deste barco que realmente não dá para deixar para outra hora!


O gaiola, como é conhecido desde sua época, é um barco a vapor, único no mundo em atividade, que navega em caráter turístico pelas águas do rio São Francisco, num percurso que vai de Pirapora à Barra do Guaicuí, onde o rio encontra com o Rio das Velhas, proporcionando uma viagem prazerosa que dura cerca de 4 horas. Um passeio fantástico, romântico e alegre que é por bem comparado a um cruzeiro marítimo: um cruzeiro brejeiro!
Almanaque Brasil no Youtube

Em outras épocas, esta embarcação ia até o município de Juazeiro na Bahia e as necessidades da viagem não eram precisamente turísticas. O barco levava cerca de 9 dias para completar o percurso de ida e 14  dias para completar o percurso de volta à Pirapora.
A HISTÓRIA

O Benjamim Guimarães foi construído em 1913 pela empresa James Rees & Company, em Mississipi, Massachusetts, EUA, onde serviu à navegação daquele rio famoso. Depois, veio para o Brasil vendido à Amazon River Plate, e navegou na bacia amazônica, até que foi comprado, na década de 20, por Julio Mourão, que o remontou em Pirapora e o rebatizou, dando-lhe o nome de seu pai.

Foto antiga do Gaiola

Na década de 40 o barco foi novamente vendido, desta vez à Navegação e Comércio do São Francisco, empresa do coronel Quintino Vargas. A existência do barco na região, juntamente com outros "gaiolas" como o Barão de Cotegipe, o Wenceslau Braz e o São Francisco, foi muito importante para a vida da população regional, mesmo tendo sido utilizado mais ao transporte de cargas do que o de passageiros. Mas esta parte da história viu seu fim nos anos 80, quando a navegação à vapor entrou em decadência.

Simulação do barco no passado: ouça o apito da chaleira.

Em 1995, o Benjamim Guimarães, através do IEPHA, foi tombado pelo patrimônio histórico e em 1997 se tornou patrimônio da cidade de Pirapora, graças a um acordo entre a Franave (Companhia de Navegação do São Francisco) e a prefeitura da cidade.
Carrancas do tipo totén e pescador do São Francisco.


Exibir mapa ampliado
Percurso do Rio São Francisco que vai de Pirapora até a Barra do Guaicui.
 
O barco passou por uma interdição pela Capitania de Portos de Minas Gerais em 1995, devido a falhas na caldeira, mas, a partir de 2002, sofreu uma restauração que o fez retornar a ativa. Hoje, o Benjamim continua sendo uma atração para quem passeia pelos lados do Médio São Francisco. Uma viagem imperdível, cheia de poesia e histórias, que fazem com que a vida volte a ter júbilo e se transforme em uma festa intensa.


Pesquisa:
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1018908 Em 30/12/2010, 19:51
http://www.andarilhodaluz.com.br/bots/gingaimprime_popup.php3?id=383&menuId=442 Em 30/12/2010, 19:54

Links:
Turismo à bordo do barco à vapor: http://www.maracaja.com.br/
Prefeitura de Pirapora-MG: http://www.pirapora.mg.gov.br/

E a gente se despede. Vamos voltar à jardineira, o Manuel, e partir para a coleta de mais uma postagem para a nossa enciclopédia.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Clube Atlético Mineiro

Nós somos
Do Clube Atlético Mineiro
Jogamos com muita raça e amor
Vibramos com alegria nas vitórias
Clube Atlético Mineiro
Galo Forte Vingador.

Vencer, vencer, vencer                
Este é o nosso ideal                     
Honramos o nome de Minas       
No cenário esportivo mundial     
Lutar, lutar, lutar                
pelos gramados do mundo pra vencer
Clube Atlético Mineiro  
Uma vez, até morrer

        
Nós somos campeões do gelo
O nosso time é imortal
Nós somos campeões dos Campeões
Somos o orgulho do Esporte Nacional
Lutar, lutar, lutar      
Com toda nossa raça pra vencer         
Clube Atlético Mineiro   
Uma vez até morrer

 Hino oficial do Clube Atlético Mineiro. Composição Vicente Motta.
Versão rock com João Penca e seus miquinhos amestrados, introdução com a narração de um jogo pelo radialista Vilibaldo Alves e mensagem do jogador Reinaldo.
Muitos audios de jogos do clube em www.itatiaia.com.br
Rádio Itatiaia.

O futebol mineiro completou neste ano de 2011 cento e três anos de paixão, tendo já completado as bodas de jequitibá, dos clubes ainda em atividade, o Atlético Mineiro de Belo Horizonte e o Villa Nova de Nova Lima, ambos em 2008, e o América mineiro completa ano que vem. Para começarmos a registrar o futebol de Minas em nossa enciclopédia vamos fazer uma viagem progressiva no tempo, marcando o início desta viagem na importante data de 25 de março de 1908, "quando um grupo de estudantes trocou as aulas daquela quarta-feira por uma reunião no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte" conforme conta o site do Galo. Esta data marca o nascimento do Clube Atlético Mineiro, o mais tradicional clube de Minas Gerais.

O Galo, como é conhecido, chegou a jogar com bolas de meia, venceu o primeiro torneio de futebol do Estado, cedeu o primeiro jogador fora do Eixo Rio-São Paulo para a Seleção Brasileira, foi o primeiro clube de futebol mineiro a fazer um confronto internacional, e desde cedo já era conhecido como “time do povo”, devido à sua democrática opção em aceitar o ingresso de participantes de que classe e cor fossem.

O Atlético, com sua natureza pioneira, se sagrou campeão da primeira competição interestadual profissional realizada no Brasil e do primeiro verdadeiro Campeonato Brasileiro. Foi também o primeiro clube brasileiro a ir para a Europa excursionar e voltou com o título simbólico de "campeão do gelo" e abriu as portas daquele continente ao futebol brasileiro.

Nesta história de glórias ainda consta o feito de 1969, quando o todavia alvinegro, de Dada Maravilha, se tornou a única equipe do mundo a derrotar a Seleção Brasileira, tricampeã mundial 1 ano depois, fato este que fez com que a CBD passasse a evitar jogos da Seleção contra equipes nacionais. Um levantamento da Revista Placar apontou o Atlético Mineiro como a equipe de futebol brasileiro que mais ganhou títulos no século XX. 

No Campeonato Brasileiro por muitas vezes ficou em terceiro lugar, o que era importante pois até meados dos anos de 1980 os clubes brasileiros, de qual grandeza fosse, só disputavam oficialmente duas competições no ano, o Estadual e o Brasileiro, podendo chegar a uma terceira competição no ano seguinte, esta sulamericana, a Libertadores, se se sagrasse campeão ou vice do campeonato nacional, sendo que em se sagrando campeão da competição continental haveria de se habilitar para defender o continente em uma disputa contra o time campeão europeu valendo um título mundial. Este sistema dava mais importância aos campeonatos estaduais pois era necessário se posicionar entre os dois primeiros colocados, tendo havido vagas para além dessas colocações em outras vezes, para ganhar o direito de disputar o certame nacional.

Os consecutivos êxitos neste campeonato e o fato de se posicionar sempre bem no Campeonato Brasileiro, garantiu ao Atlético  a permanência entre os líderes do ranking da Confederação Brasileira por muitos e muitos anos. O que lhe dava também, além da possibilidade de disputar a Libertadores, o passaporte para enveredar pelas Américas e pela Europa representando o Brasil em diversos torneios extraoficiais, nos quais se podia encontrar os principais clubes e nomes do futebol do mundo.


Um plantel imenso de jogadores formados nas categorias de base do Atlético ficou conhecido e defendeu equipes do mundo todo. Os mais famosos pertenceram à equipe vice-campeã brasileira de 1977 e são sempre lembrados. Alguns deles: José Reinaldo Lima, o maior ídolo do clube, Toninho Cerezzo, Paulo Isidoro, João Leite e Marcelo Oliveira.

Time do Atlético na coleção Futebol Cards do Chiclete Ping Pong.

 Ídolos recentes da massa atleticana.

 Jogadores do Atlético que atuaram em Copa do Mundo.

Jogadores do Atlético que participaram das eliminatórias ou da Copa de 1982 e Mundialito do Uruguai. Além destes houve ainda a participação do goleiro João Leite e a convocação do lateral direito Orlando. As figurinhas são da coleção Ping Pong na Copa 82.


Por várias vezes, em idos de extrema seriedade no futebol  brasileiro, o galo de Minas cedeu jogadores para a Seleção Brasileira, sendo que alguns deles foram a Copas do mundo como títulares ou reservas. Outros jogadores, brasileiros ou estrangeiros, vieram de outras cidades ou clubes, nacionais ou internacionais, e prestaram um grande serviço ao Atlético, se tornando ídolos permanentes para a torcida, de um modo que muitos deles não conseguiram deixar a paixão que criou pelo clube e pela cidade de Belo Horizonte mesmo depois de encerrarem a carreira, se estabelecendo no Estado, onde comandam negócios próprios ou vivem de alguma forma a se manterem perto dos acontecimentos do futebol em Minas. O exemplo mais clássico, com relação ao Atlético, é o ex-centroavante Dario, o Dadá Maravilha, do qual já se pode dizer ser uma figura mitológica do futebol mineiro.

 Esta trajetória formou uma torcida conhecida como a mais apaixonada do país, dito de especialistas, cronistas esportivos e ex-jogadores. O maior patrimônio do clube, teve participações decisivas em resultados de jogos, cobranças por mudanças e até mostrou bastante lealdade e compromisso ao fazer campanha para permanência de um jogador, levantando o valor necessário para garantir a contratação do atleta. Durante muitos anos consecutivos essa torcida foi dona dos maiores públicos presentes em estádios em jogos de diversos campeonatos, inclusive o brasileiro. Em 2006 o Atlético disputou a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e a torcida não o  abandonou, dando um show de apoio e batendo o recorde de público das três divisões do campeonato na época. A festa de comemoração da conquista da Série e da volta à primeira divisão foi inigualável e precisou usar dois estádios para ser realizada.

Por ser uma equipe fora do eixo Rio-São Paulo e brava, o Atlético é muito invejado e alvo de injustiças em muitos episódios polêmicos envolvendo desafiantes, como o conturbado jogo contra o Flamengo de Zico pela Libertadores de 1981 em Goiânia, Goias, arbitragens, cartolas ou a imprensa do Eixo. E por ser bastante tradicional, inúmeros casos de notícias, fatos curiosos, narrações esportivas, marcos de seus artilheiros como Dario, Reinaldo, Renaldo, Gerson e Guilherme, que foram artlheiros em competições nacionais, sendo que Reinaldo obtém a melhor média de gols feitos em um só campeonato nacional, 28 gols no de 1977, jogadas memoráveis em grandes jogos,  iniciativas da torcida ao criar a mais organizada das torcidas, a Galoucura, ou a primeira torcida organizada feminina, as pomponetes, e, na era internet, a primeira rede social exclusiva de torcedores de futebol, quer tenham sido atestados ou não, se tornaram antológicos e vivem a visitar a mente do torcedor atleticano e a manter-lhe a chama da paixão cada vez mais acesa.

 
Uma das muitas curiosidades que rondam o universo atleticano: A discutida foto dos pracinhas brasileiros hasteando uma bandeira com o que seria o escudo do time durante a ocupação da cidade italiana de Maltese, na Segunda Guerra, no local onde habitualmente se erguia a bandeira de Mussolini.
 Além do futebol, o clube atua ou atuou em diversos outros segmentos do esporte, tendo já ganhado destaque  no vôlei do começo dos anos oitenta, quando o Atlético montou uma equipe que contava com grandes nomes do escrete brasileiro (alguns deles: Pelé, Helder, Luiz Eymard e Cacau, que brilharam na era Minas Tênis Clube do vôlei mineiro, Badalhoca, Fernandao e José Roberto Guimarães, todos treinados pelo ex-técnico da Seleção Brasileira Radamés Lattari).

O galo também ganhou a corrida de São Silvestre no atletismo com o lendário João da Mata de Ataíde, o João da Mata, em 1983, e em 2007 ocorreu o contestado patrocínio que o clube teria dado aos atletas quenianos Robert Cheruiyot e Alice Timbilili, vencedores das provas no masculino e no feminino respectivamente, que acenaram a bandeira do clube no pódio, fato que incomodou bastante a imprensa que cobria o evento para o cenário nacional.

Mas o grande marco, este efetivo, do esporte especializado patrocinado ou desenvolvido no clube foi com a equipe de futsal campeã do mundo em 1998, o Atlético/Pax de Minas, que tinha no elenco nomes que ficaram bastante conhecidos do público brasileiro posteriormente como Lenisio, Índio e Vander Carioca, e outros que chegaram a defender a equipe em outras oportunidades como Manoel Tobias, considerado por muitos o melhor jogador da história do futsal mundial e o talentoso Falcão, o grande ícone do futsal brasileiro da Atualidade.

TEXTO: AAVítor (com adaptações tiradas do site do clube)

RELAÇÃO DE CONQUISTAS DO ATLÉTICO
(até ago/2011)
 .
FUTEBOL PROFISSIONAL
Continentais
*RECOPA SULAMERICANA - 2014
*TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA - 2013
*CONMEBOL - CONMEBOL Cup.svg CONMEBOL - CONMEBOL Cup.svg Copa Conmebol: 2 (1992, 1997)
*O Atlético é o líder do ranking da Copa Conmebol, após a sua 8ª edição (1999). O time participou da Copa 5 vezes e chegou em 3 finais, conquistou 2 títulos e um vice-campeonato em 1995.
*O Atlético também conquistou o vice-campeonato da Copa de Ouro em 1993 e o vice-campeonato da Copa Master Conmebol em 1996.

Nacionais
*CBF brazilian championship trophy 02.svgCampeonato Brasileiro: 1 1971)
*O Atlético também conquistou três vice-campeonatos, em 1977 (invicto), em 1980 e em 1999.
*CBF - Taça Brasil.svg Copa dos Campeões (FBF)*: 1 1937)
*Trophy(transp).png Copa dos Campeões do Brasil: 1 1978)
*CBF brazilian championship trophy 02.svgCampeonato Brasileiro Série B: 1 2006)
*COPA DO BRASIL - 2014

Estaduais
*Minas Gerais Campeonato Mineiro - FMF: 40
(1915,1926,1927, 1931, 1932, 1936, 1938, 1939, 1941, 1942, 1946,1947,1949,1950,1952,1953,1954,1955, 1956, 1958, 1962, 1963, 1970, 1976, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1985, 1986, 1988, 1989, 1991, 1995, 1999, 2000, 2007, 2010)
*Minas Gerais Taça Minas Gerais: 5
(1975, 1976, 1979, 1986, 1987)
*Minas Gerais Taça Belo Horizonte: 3
(1970, 1971 e 1972)
*Minas Gerais Torneio dos Grandes de Minas Gerais: 1
(1974)
*Minas Gerais Copa Belo Horizonte: 1
(1959)
*Minas Gerais Torneio Início: 8
(1928, 1931, 1932, 1939, 1947, 1949, 1950 e 1954)

Torneios Internacionais
*Brasil Taça Internacional de Belo Horizonte: 1929.* (Disputado contra Vitória de Setúbal-Portugal)
*Alemanha Torneio de Inverno (Alemanha): 1950
*França Taça Supporters Allez Stade a Belo Horizonte - Paris (França):1950
*Brasil Torneio João Havelange (MG): 1966.
*Brasil Triangular Internacional de Belo Horizonte: 1966.* (Disputado por Atlético, Sel.Uruguai e Santos)
*Brasil Torneio dos Gigantes: 1969.* (Disputado contra clubes argentinos)
*México Torneio de León (México): 1972
*Espanha Troféu Conde de Fenosa (Espanha): 1976.
*Espanha Torneio Cidade de Vigo (Espanha): 1977.
*Espanha Torneio da Costa do Sol (Espanha): 1980.
*França Torneio de Paris (França): 1982.
*Espanha Torneio de Bilbao (Espanha): 1982.
*Suíça Torneio de Berna (Suíça): 1983.
*Países Baixos Torneio de Amsterdã (Holanda): 1984.
*Espanha Torneio de Cadiz - Troféu Ramón de Carranza (Espanha): 1990.
*Japão Copa TDK (Japão): 1993.
*Brasil Copa Centenário de Belo Horizonte: 1997.
*Estados Unidos Copa Millenium (Estados Unidos): 1999.
*Vietname Three Continent's Cup (Vietnã): 1999.
*Torneio Florida Cup - 2016
*(*) Relação incompleta.

Torneios Nacionais
*Minas Gerais Torneio Quadrangular de Belo Horizonte: 2 vezes — 1955 e 1960.
*São Paulo Torneio Triangular de Franca: 1956.
*Brasil Taça Brasil - Zona Sudeste: 1959.
*Brasil Taça Brasil - Zona Sudoeste/Central: 1964.
*Brasil Taça Brasil - Zona Central: 3 vezes — 1963, 1964 e 1967.
*Goiás Taça Cidade de Goiânia: 1970.
*São Paulo Taça Cidade de São José dos Campos: 1970.
*Brasil Taça Independência: 1971.* (Disputado num jogo do Campeonato Brasileiro contra o Santos)
*Rio de Janeiro Taça do Trabalho: 1972.
*Distrito Federal (Brasil) Taça Vitória - Minas: 1974.
*Distrito Federal (Brasil) Troféu Brasília 21 anos: 1981.
*Brasil Taça de Ouro 1ºTurno - Grupo A: 1985.
*Brasil Copa União Turno - Grupo A: 1987. (Invicto)
*Brasil Copa União Returno - Grupo A: 1987. (Invicto)
*Brasil Troféu Acesso FBA: 2006.
*(*) Relação incompleta.

Torneios Estaduais
*Minas Gerais Taça Bueno Brandão: 1914.
*Minas Gerais Taça Souza Cruz: 1919.
*Minas Gerais Taça Clube Bello Horizonte: 1919.
*Minas Gerais Torneio Imprensa: 1921.
*Minas Gerais Taça Concórdia: 1922.
*Minas Gerais Taça XII de Outubro: 1925.
*Minas Gerais Taça Triângulo de Minas Gerais: 1927.
*Minas Gerais Troféu Arthur Friedenreich: 1933.
*Minas Gerais Taça Alaor Prata: 1939.
*Minas Gerais Taça Oliveira Costa: 1941.
*Minas Gerais Taça Anibal Benévulo: 1942.
*Minas Gerais Torneio Relâmpago: 1943.
*Minas Gerais Copa Cinquentenário de Belo Horizonte: 1947.
*Minas Gerais Taça Superba: 1947.
*Minas Gerais Taça Geraldo de Vasconcellos: 1947.
*Minas Gerais Torneio Otacílio Negrão de Lima: 1948.
*Minas Gerais Torneio Quadrangular Juscelino Kubitschek : 1951.
*Minas Gerais Taça Bias Fortes: 1957.
*Minas Gerais Torneio do Trabalhador: 1957.
*Minas Gerais Troféu Casa do Esporte: 1957.
*Minas Gerais Torneio Triangular Fabril EC 25 Anos: 1957.
*Minas Gerais Torneio Eliminatório da FMF: * 1º Lugar 1958* e 1959*.
*Minas Gerais Taça Osvaldo de Carvalho: 1961.
*Minas Gerais Taça Jorge Ferreira: 1961.
*Minas Gerais Copa Jorge Carone: 1963.
*Minas Gerais Taça dos Invictos: 1967. (28 jogos)
*Minas Gerais Troféu da Fraternidade: 1969.
*Minas Gerais Taça Pref. Luiz Gonzaga Souza Lima: 1969.
*Minas Gerais Taça Gil César Moreira de Abreu: 1970.
*Minas Gerais Taça Inconfidência: 1970. ** (Disputado num jogo do Campeonato Mineiro contra o America - MG)
*Minas Gerais Taça Inconfidência: 1970. *** (Disputado num Torneio contra clubes do Sul de MG)
*Minas Gerais Taça Governador do Estado: 1976.
*Minas Gerais Torneio Governador Aureliano Chaves: 1977.
*Minas Gerais Taça Governador do Estado Tancredo Neves: 1983.
*Minas Gerais Troféu Sérgio Ferrara: 1985.
*Minas Gerais Taça Governador do Estado: 1985.
*Minas Gerais Taça 40 anos do Sindicato dos Jornalistas: 1985.
*Minas Gerais Taça do Governo de MG: 1998.
*Minas Gerais Troféu Jorge Hammer: 1999.
*Minas Gerais Taça Governador do Estado Itamar Franco: 1999.
*Minas Gerais Troféu Uberaba 180 anos: 2000.
*Minas Gerais Taça Classico dos 200 anos: 2008.
*Minas Gerais Troféu AMCE 70 anos: 2009.
*(*) Relação incompleta.

Títulos Honoríficos
*Minas Gerais Festival Julio Bueno Brandão: 1912.
*Minas Gerais Campeão de Belo Horizonte (Revista Vita): 1913.
*Minas Gerais Campeão de Belo Horizonte (LMEA): 1916.
*União Europeia Campeão do Gelo: 1950.
*Brasil Campeão da Disciplina (Fair Play) CBD: 1971.
*Minas Gerais Campeão do Século XX - MG - FMF: 2000.
*Brasil Campeão do Século XX - Brasil (Revista Placar): 2007.
*Minas Gerais Troféu Globo Minas: 2008.
*Minas Gerais Troféu Guará Especial: 2008.
*Brasil Troféu Mesa Redonda Gazeta Esportiva: 2008.
*Brasil Campeão de Público do Campeonato Brasileiro: 1977, 1990, 1991, 1994, 1995, 1996, 1997, 1999 e 2001

CATEGORIAS DE BASE
Aspirantes
* Nota: O Segundo Quadro da 1ª divisão.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro de Aspirantes: 7 vezes — 1923, 1927, 1928, 1929, 1934, 1948 e 1949.

Sub-21
*Países Baixos Talents Cup: 2008

Sub-20
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 29 vezes — 1945, 1946, 1947, 1955, 1959, 1967, 1969-1970, 1972-1973, 1975-1976-1977-1978-1979-1980, 1982, 1984-1985, 1988, 1991-1992, 1994-1995, 1997, 2005-2006-2007, 2010.
*Brasil Copa São Paulo: 3 vezes — 1975-1976, 1983.
*Brasil Taça Belo Horizonte: 5 vezes — 1988-1989, 2005, 2009 e 2011.
*Minas Gerais Copa Integração: 4 vezes — 2002-2003-2007 e 2009.
*Minas Gerais Copa Itatiaia: 1977.
*Brasil Super Taça São Paulo: 1994.
*Minas Gerais Taça Minas Gerais: 1995.
*Minas Gerais Super Copa Minas Gerais: 1995.
*Brasil Taça Cidade de Londrina 1996.
*Minas Gerais Copa Minas Gerais: 2002.
*Países Baixos Torneio Fortuna Sittard: 2002.
*Brasil Torneio de Grandes Clubes: 2004.
*Alemanha Torneio de Oberndorf: 2004.
*Países Baixos Torneio de Terborg: 2 vezes — 2006 e 2008.
*Alemanha Torneio de Ennepetal : 2 vezes — 2005 e 2008.
*Croácia Torneio Kvarneska Rivjera: 2 vezes — 2003 e 2005.
*Minas Gerais Troféu AMCE 70 anos: 2009.
*Países Baixos Torneio ICGT (International Cor Groenewegen Toernooi): 2011.
** Nota: * Até 1979, não existia a Categoria Júnior e os atletas com essa idade pertenciam à Categoria Juvenil.

Sub-17
*África do SulBrasilTorneio Future Champions: 2 vezes — 2010 e 2011.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 16 vezes — 1969, 1972, 1975, 1980, 1982-1983, 1987-1988, 1991-1992-1993, 1995, 2001-2002 e 2005-2006.
*Itália Troféu Nereo Rocco (Gradisca d'Isonzo): 4 vezes — 2004, 2006-2007-2008.
*Minas Gerais Copa Integração: 2 vezes — 2006 e 2008.
*Brasil Taça Rio: 2 vezes — 1988, 2003.
*Distrito Federal (Brasil) Taça Brasília: 2000.
*Brasil Copa Santiago de Futebol Juvenil: 2006.

Sub-15
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 21 vezes — 1970-1971-1972, 1974, 1976, 1978, 1980-1981-1982-1983, 1985-1986, 1988-1989-1990-1991-1992, 1995-1996, 2009-2010.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro - IMEF (Instituto mineiro das escolas de futebol): 2010. Modulo vermelho.
*Brasil Taça São Paulo de Futebol Infantil: 2 vezes — 1972 e 1987.
*Minas Gerais Copa Integração: 2005 e 2010.
*Brasil Copa Rotary (Barretos): 1987.
*Austrália Torneio Internacional Austrália: 1990.
*Minas Gerais Torneio Lincoln Alves: 1994.
*Minas Gerais 1º Desafio Mineiro “Escolinha” Copa Record: 1994.
*Espírito Santo (estado) Copa da Paz: 2000.
*Distrito Federal (Brasil) Taça Brasília: 2000.
*Brasil Copa da Amizade Brasil/Japão: 2000 e 2010.
*Minas Gerais Copa Centenário Wadson Lima: 2008.
*Brasil Copa A Gazetinha Nacional - Troféu Nelson Teixeira: 2010 e 2011.
*Espírito Santo (estado) Troféu Cidade de Ibiraçu - ES: 2010 e 2011. Campeão da 1ª fase - Grupo 1 da Copa Gazetinha.
*Brasil Youth Cup: 2010.

Sub-14
*Minas Gerais Torneio Elmer Guilherme Ferreira: 2 vezes — 1994 e 1996.
*Minas Gerais Copa Internacional: 2000.
*Minas Gerais Copa Integração: 2008.
*Minas Gerais Copa Aniversário Cidade de Timóteo MG: 2 vezes — 2007 e 2010.

Sub-13
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 1 vez — 1970.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro - IMEF (Instituto mineiro das escolas de futebol): 2010. Modulo vermelho.
*Minas Gerais Taça Elmer Guilherme Ferreira: 1993.
*Minas Gerais Taça São Lourenço - MG: 2004.
*Minas Gerais Campeonato da AEFEMG - Ass. das Escolas de Futebol de Minas Gerais: 2006.
*Minas Gerais Copa Integração : 2008.

Sub-11
*Minas Gerais Copa Cavaleiro Negro: 1999.
*Espanha Torneio Internacional Gran Canária: 1999.
*Minas Gerais Copa Internacional: 2000.
*Minas Gerais Campeonato da AEFEMG - Ass. das Escolas de Futebol de Minas Gerais: 2006.
*Minas Gerais Copa Paulo Isidoro - Fut.Campo: 2007.
*Minas Gerais Copa Sest/Senat Futebol de Campo: 2007, 2008.

FUTEBOL FEMININO
*Minas Gerais Campeonato Mineiro de Futebol Feminino: 4 vezes — 1983, 2006, 2009 - 2010.
*Minas Gerais Copa Centenário Wadson Lima: 5 vezes — 1999, 2000, 2007, 2008 e 2009.
*Minas Gerais Copa Belo Horizonte: 2009.
*Minas Gerais Copa Integração: 2009.

FUTEBOL SOCIETY
Adulto
*Brasil I Copa do Brasil de futebol Society: 2001.
*Brasil II Copa Nacional dos Campeões Futebol Society: 2003.

Sub 15
*Brasil II Campeonato Brasileiro de Clubes: 2003.
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano Entre Escolas FFSMG/Copa Pequita: 2007. Vespertino.

Sub 13
*Minas Gerais Copa Jornal Aqui: 2009.
Sub 11
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano Entre Escolas FFSMG/Copa Pequita: 2006, 2007. Matutino.
*Brasil Copa Nacional de Futebol Society: 2008.
*Minas Gerais Copa Jornal Aqui: 2009. Matutino.
*Minas Gerais Copa Jornal Aqui: 2009. Vespertino.

Sub 09
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano Entre Escolas FFSMG/Copa Pequita: 2007. Matutino.

FUTEBOL FEMININO SOCIETY
Adulto
*Minas Gerais Copa Alterosa Esporte: 2008.

FUTEBOL DE SALÃO
Principal Adulto
*Globo terraqueo 3.gif Copa Intercontinental de Futsal: 1998.Vice em 2000
*Brasil Liga Brasileira de Futsal: 2 vezes — 1997 e 1999.
*Uruguai Copa Ouro(Uruguay):1984.
*Brasil Taça Brasil de Futsal: 1985.
*Itália Taça Memorial Giovanni Cragnotti (Itália): 1998.
*Minas Gerais Copa Centenário de Futsal: 1997 .
*São Paulo Taça Cidade de Botucatu: 1999.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 11 vezes — 1968, 1969, 1973, 1974, 1976, 1977, 1979, 1984, 1998, 1999 e 2000.
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 10 vezes — 1968, 1972, 1973, 1981, 1984, 1985, 1997, 1998, 1999 e 2000.

Aspirante 2º Quadro Adulto
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 3 vezes — 1964, 1970, e 1971.
Juvenil Sub-20
*Brasil Taça Brasil de Futsal: 3 vezes — 1985, 1998 e 2001.
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 10 vezes — 1962, 1965, 1976, 1977, 1983, 1984, 1986, 1998, 1999 e 2001.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 5 vezes — 1984, 1999, 2000, 2006 e 2007.
*Minas Gerais Taça Minas Gerais: 2002.
*Minas Gerais XVI Copa Sesc: 2003.

Infanto Sub-17
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 5 vezes — 1971, 1972, 1997, 1998 e 2000.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 5 vezes — 1997, 1998, 1999, 2000 e 2008.
*Minas Gerais 1º Torneio Futsal do Clube Libanês: 1999.
*Minas Gerais 41º Olimpíadas de Campanha - MG: 1999.
*Minas Gerais Taça-Minas Gerais: 2000.

Infantil Sub-15
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 7 vezes — 1974, 1985, 1995, 1999, 2002, 2006 e 2007.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 6 vezes — 1984, 1994, 1999, 2000, 2001 e 2008.
*Minas Gerais Taça Minas Gerais: 2001.
*Minas Gerais Copa SESC: 2007.
*Minas Gerais Liga Independente: 2007.
*Minas Gerais I Copa Atlhetic Clube (São João Del Rei): 2007.

Mirim Sub-13
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 3 vezes — 1971, 1985 e 2001.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 4 vezes — 1992, 1993, 1998 e 1999.
*Minas Gerais I Copa Ktá - Cataguases (MG): 2007.
*Minas Gerais Copa SESC : 2007.

Pré-Mirim Sub-11
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 4 vezes — 1994, 2005, 2007 e 2008.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 2007.
*Minas Gerais IX Copa Méritus: 2007.
*Minas Gerais Copa 157 anos de Juiz de Fora: 2007.
Fraldinha Sub-09
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano 2 vezes — 1992 e 1993.

ATLETISMO
*Corrida de São Silvestre: 1983 João da Mata
Tempo: 37min39s19 Distância: 12.6 km
*Corrida de São Silvestre: 2007 Robert Cheruiyot
Tempo: 38min58s Distância: 15 km
*Corrida de São Silvestre: 2007 Alice Timbilili
Tempo: 46min04s Distância: 15 km

VOLEIBOL
Masculino - Adulto
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 4 vezes — 1980, 1981, 1982 e 1983.
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 4 vezes — 1980, 1981, 1982 e 1983.

Feminino - Adulto
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 2 vezes — 1959 e 1960.

HANDEBOL
Masculino - Adulto
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 3 vezes — 2000, 2001 e 2002.

FONTE DA LISTA: Wikepedia.
Veja também na Wikipedia a incrível história de Mário de Castro.  
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_de_Castro

Site do clube para informações atualizadas:  http://atletico.com.br/

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Rio Acima

Saímos de BH, Minas Gerais, e percorremos 34 km pela MG 030 com a jardineira  rumo a uma cidade vizinha para mostrar

Os encantos de Rio Acima

   Às margens da Estrada Real, caminho que ligava o Rio de Janeiro às Minas Gerais nos tempos do Imperador,  participante, como localidade de extração, da denominação Circuito do Ouro, e, por estar dentro do traçado geológico, do Quadrilátero Ferrífero, protegida ao leste pela Serra do Gandarela – santuário natural bem preservado, localizado a sudeste de Belo Horizonte, que fornece água em  boa quantidade e qualidade e possui belas cachoeiras, poços e corredeiras – , a 740 m do nível do mar, variando altitudes de 700 m a 400 m e coordenadas geográficas 20° 04’ 42” de latitude S e 42° 47’ 20” de longitude W, situa-se o município que tem 6567 habitantes na área urbana e  1084 habitantes na área rural, conforme o Censo 2000 do IBGE: Rio Acima.

Passeio virtual pela cidade a partir da rua Nossa Senhora do Carmo.
Reduza a imagem para visualizar mapa.

   A localidade possui clima temperado quente, com temperatura anual de 21,9º C e média oscilando entre 14º C e 28º C. A vegetação de campo é a predominante e se encontra arnica, congonhas, fruta de lobo, pequi, guabiroba, araçã, algaroba, araticum, aroeira, barbatimão, cassia aleluia, cedro, ipê amarelo, ipê branco, ipê roxo, ipê rosa, pau brasil, pau de ferro, sibipuruna, cagaita, manacá da serra, quaresmeira e outras plantas.


   Da fauna se pode ver aves: andorinhas, beija-flores, bem-te-vis, sanhaços-fogo, canários, curiangos, picapaus do campo, inhambus, codornas, martins pescadores, papa-tocas, gralhas do mato, quero-queros, joães-de-barro, tangarás dançarinos; Repteis e peçonhentos: aranhas armadeiras, aranhas caranguejeiras, cobras-d’água verde, calangos tiús, cascavéis, corais falsas e verdadeiras, jararacas, calangos. E outros animais como a capivara, o caxinguelê, o gambá, o macaco sauá, o mico-estrela, o mão-pelada, o quati, o ouriço-caixeiro e o tatú.

FESTAS E EVENTOS
   No mes de junho, no fim de semana anterior ou posterior ao dia 13 (feriado municipal) é realizada  a festividade cartão de visita da cidade a Festa de Santo Antonio, seu padroeiro. Organizado por membros da Igreja Católica, o evento promove encontros e reencontros dos rioacimenses. Em outubro, junto da Capeia do Rosario, há a Festa de Nossa Senhora do Rosario e no dia 12 a Festa de Nossa Senhora Aparecida. A Festa de Santa Luzia inicia-se em novembro e encerra-se no dia 13 de dezembro na capela construída pelo sr. Alfredo Pedrosa e familiares com total adesão de toda população do Jatobá, Matinha e Rio Acima. Há também as festas natalinas, que destacam as ações das Pastorinhas, os presépios performáticos em domicílios e praças e a Folia de Reis. Completam as festividades católicas as  comemorações da Semana Santa.
   Fora do tópico religião há o Torneio da Independência, realizado em setembro na quadra do centro social, que traz até a cidade times de futebol e handebol de toda a região metropolitana.

ATRATIVOS:
   Construções da época do desenvolvimento da cidade, cujo marco inicial é o curralinho do alto do Mingu, passa-se pela fábrica de cerâmica Morgan, a Associação dos Artesãos de Rio Acima, o Centro Social construído pela Samsa,  a fábrica de ocre, o casarão dos Viana, o pontilhão, a Câmara Municipal de Rio Acima, a casa de saúde Pedro Gianette, a capela de Santa Luzia, a Igreja de Nossa Senhora das Dores e a de Santo Antônio, as ruínas da capela, a caixa d’água, a fazenda Anglogold, a casa de pedra (mais de 100 anos), construída por escravos, e a Estação da Cultura, um complexo cultural dentro da estação ferroviária, que data de 1891, e que compôs a E. F. Central do Brasil, cujos inesquecíveis trens de subúrbio, ou trens-paradores, eram utilizados por trabalhadores e turistas até os anos de 1990.


   Belezas naturais: Cachoeira Chica Dona (mais de 60 metros de altura), fica na divisa entre Rio Acima e Itabirito, Cachoeira das Rosas, a 6km do distrito Cocho de Água, Cachoeira Mingú, manancial da cidade, Cachoeira da Sansa(aprox. 30m de altura), fica na área urbana de Rio Acima, feita de rochas vulcânicas e de coloração cinza e granulação de fina a média e a Cachoeira Viana, a mais tradicional da região: 4 quedas d’água, localizada no sentido do condomínio Tangará.

História da cidade
1717, eram já numerosos os moradores possuidores de escravos, conforme se vê no rol para cobrança dos quintos.
1736, Rio Acima surgiu como povoado em torno de uma capela erguida nas barrancas do Rio das Velhas. Povoado de bandeirantes, mineiradores e comerciantes de tropas, experimentou tal florescimento em meados do século XVIII.
1752, em 16 de janeiro foi a paróquia declarada colativa.
1773, 28 de janeiro, a igreja de Nossa Senhora do Rosário foi erigida por provisão. Foi suprimida várias vezes, tendo sido restaurada definitivamente em 7 de abril de 1841.
1831, Santo Antônio do Rio Acima, recebe o casal imperial, D.Pedro I e D. Amélia Leuchtenberg, no dia 9 de fevereiro. Um acontecimento marcante e uma das últimas viagens de D.Pedro como imperador do Brasil: em abril do mesmo ano voltaria para Portugal, deixando seu filho em seu lugar.
1890,  1 de junho, é inaugurada a Estação Ferroviária Central do Brasil e traz, junto com ela, um novo impulso econômico à região.
1891, 5 de fevereiro, Santo Antônio de Rio Acima deixa de integrar o município de Sabará, passando a integrar, como arraial, o município de Villa Nova de Lima, comarca de Sabará.
1903, é criada a Siderúrgica de Santo Antônio, onde eram fabricadas caçarolas e peças para banheiro.
1921, Inauguração do trecho rodoviário na região de Santo Antônio do Rio Acima a Belo Horizonte.
1926, começa o funcionamento da Cerâmica Giannetti Lotti.
1928, 28 de setembro, é inaugurada a ponte sobre o Rio das Velhas
1923, 7 de setembro, a região passou a ser denominada como Rio Acima.
1946, 26 de outubro, foi fundado o Esporte Clube Rio Acimense .
1947, 14 de março, a lei nº  2441 criou o Grupo Escolar Honorina Gianetti.
1948, em 27 de dezembro a região é desmembrada de Nova Lima.
1953, 27 de dezembro, a Igreja Matriz de Santo Antônio, construída na segunda metade do século XVIII, é demolida.
1956, em julho deu-se o encerramento das atividades da Sociedade Anônima Metalúrgica Santo Antônio (SAMSA).
1964, 22 de fevereiro, o decreto nº 7431 cria o Grupo Escolar de Rio Acima.
1964, em 27 de setembro o decreto nº 8746 dá a demolição do Grupo Escolar Padre Osvaldo Carlos Pereira.
1965, junho, após 23 anos a Cia. de Mineração e Siderugia Gandarela é encerrada.
1972, mês de junho, é inaugurada a Ponte Santo Antônio, sobre o córrego de mesmo nome no bairro Pastinho.
1974, em 31 de março, é instalada a Minerações Brasileiras Reunidas em Rio Acima com a finalidade de realizar pesquisas e em 04 de Abril foi fundado o Apolo Social Esporte Clube.
1983, a Cerâmica Viulca passa a denominar-se Cerâmica São Cristovão.
1984, 7 de setembro, é fundado o Palmeira Esporte Clube (Palmeirinha).
1985, dá-se a inauguração da ponte sobre o Corrégo Mingu.
1988, a Cerâmica São Cristivão é leiloada e recebe nova denominação: Cerâmica Medrado Ltda.
1990, dá-se o término da torre da Igreja Matriz de Santo Antônio.
1994, em Junho foi reinaugurada a Casa de Saúde Pedro Giannetti.
1996, construção da praça em homenagem a Santo Antônio, em frente a Igreja Matriz.
1998, criação da Associação Rio Acima Natureza Viva.
2000, Rio Acima passa a pertencer ao Programa Educativo de Desenvolvimento da Estrada Real por ser abrangida pelo Caminho do Sabarabuçu, que foi integrado ao traçado do programa como uma extensão do Caminho Velho.
FONTE: http://www.rioacima.com. (08/07/2011-22h).

Voltamos à jardineira e nos despedimos desta encantadora cidade, após tomarmos um bom banho de cachoeira e passear pelas ruas e praças da cidade, apreciando paisagens e casarões.


Até a próxima jornada!

Texto: AAVítor (adaptado).
Fonte de pesquisa e imagens: http://www.rioacima.com. (Vale a pena visitar!).

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Victor e Léo

Após viajarmos bastante na sugestão em vídeo para o domingo do evento fictício Country in Minas que vimos no blog O Pino Aberto, paramos a jardineira em uma loja de cds e dvds e compramos algumas mídias para escutar no player do carro enquanto cortamos serras, e junto a algumas matérias de revistas e jornais que encontramos disponíveis em uma banca e na internet outrora, resolvemos, então, montar e postar aqui a biografia de

VICTOR E LÉO
Nascidos em Ponte Nova, Minas Gerais, e criados em outra cidade mineira, Abre Campo, os irmãos Victor (Vitor Chaves Zapalá Pimentel) e Leo (Leonardo Chaves Zapalá Pimentel) formam uma das duplas de música sertaneja mais cultuadas de hoje. Tendo ouvido na infância e adolescência muito da música de Sérgio Reis, Renato Teixeira, Almir Sáter, James Taylor, Neil Young, Alceu Valença, Zé Ramalho, Eric Clapton e Dire Straits a canção da dupla não se compromete por inteiro com o ritmo considerado sertanejo: ela também traz elementos do pop e do folk, o que faz com que seja, a dupla, rotulada como uma inovação dentre os artistas do gênero, tendo já sido incluída em festivais de estilos musicais que passam pela música do verão baiano ao rock nacional.
 O ano de 1992 marca o início da carreira da dupla. Em 1994, seguem para Belo Horizonte, onde estudam canto. Mudam-se para São Paulo em 2001 e cantam na noite. E foi na base do corpo a corpo que eles atingiram o grande público à partir do ano de 2006.

Victor e Léo são artistas peculiares tendo antes de se tornarem conhecidos batido recordes de público e chegado ao fenômeno de verem multidões cantarem suas canções em seus shows, sem nunca os terem visto, para depois ganharem projeção na mídia.
Victor

A dupla recebeu o prêmio TIM de música em 2008; Três indicações para o Grammy Latino (2008, 2009 e 2010); Na temporada 2007/2008 ganhou o troféu Arena de Ouro, considerado o Oscar do Rodeio brasileiro; Venceu o concurso Melhores do Ano do Domingão do Faustão por duas vezes (2007/2009); Em 2010: Prêmio Tela Viva Móvel, com o aplicativo para iPhone Victor e Leo, nas categorias "Música" e "Grand Prix Popular"; Indicados ao Prêmio da Música Brasileira 2010 na categoria “Melhor Dupla”, com o álbum “Ao Vivo e em Cores”; Em Agosto de 2010, ganham o prêmio de “Melhor Artista Sertanejo”, no 17º Prêmio Multishow, onde também foram finalistas nas categorias “Melhor DVD” e “Melhor Show”; Novembro de 2010: Prêmio Música Digital, na categoria "Música Mais Vendida Pop" com "Borboletas". Além de possuir, pelo segundo ano consecutivo (2008 e 2009), Victor Chaves, a primeira posição em direitos autorais pelo ECAD, como compositor e a dupla ocupar duas posições entre os cinco produtos fonográficos mais vendidos do Brasil.
Léo

As canções de destaque de Víctor e Léo são: “Fotos”, Tem que Ser Você”, tema da personagem Maria do Céu (Débora Secco) na novela A Favorita (2008) da Rede Globo, “Fada”,“Vida Boa”, “Sinto Falta de Você”,“Amigo, Apaixonado”, “Lembranças de Amor”, "Borboletas", os clássicos de 2009 que integraram a trilha da novela “Paraíso” (de Benedito Ruy Barbosa), exibida às 18h00 pela Rede Globo:"Deus e Eu no Sertão", que foi o tema de abertura e "Nada Normal", tema das personagens Rosinha (Vanessa Giácomo) e Terêncio (Alexandre Nero), "Rios de Amor", música do CD "Boa Sorte Pra Você" que integra a trilha sonora da novela "Araguaia", também da rede Globo, como tema das personagens Solano (Murilo Rosa) e Manuela (Milena Toscano). Todas estas canções são de autoria do Victor.

Discografia
2002; Vitor e Leo; gravadora Number One Music.
Músicas:
01. Não Vá Para A Califórnia
02. Através da Vidraça
03. Esse Alguém Sou Eu
04. Deus e Eu No Sertão
05. Escondendo o Jogo
06. Não Minta Pra Mim
07. Sonho e Ilusões Em Mim
08. Do Outro Lado do Rádio
09. Esperanças Não Morrem Assim
10. Ritmo da Chuva
11. Pra Mim Só Tem Você

2004; Vida Boa; gravadora Independente.
Músicas:
01. Vida Boa
02. Vou pra Roça
03. O Granfino e o Caipira
04. Amigo Apaixonado
05. Fada
06. Mari Mariana
07. O Cuidador do Fogo
08. Arapuca
09. É a Vida
10. Deus e Eu no Sertão
11. Paraíso
12. Adeus Saudade
13. Lem Casa
14. Meu Eu em Você
15. Tanta Solidão

2006; Victor & Leo (Ao Vivo);Sony Music; mais de 300 mil cópias vendidas. Homenagem: Disco de Platina Triplo.
 Músicas:
01. Sinto Falta de Você
02. Quem de Nós Dois
03. Fada
04. Telefone Mudo
05. Jogo da Vida
06. 60 Dias / Apaixonado
07. O Granfino e o Caipira
08. Vida Boa
09. Amigo Apaixonado
10. Arapuca
11. Arapuca
12. Chuca de Bruxaria
13. Meu Eu em Você
14. O Cuidador do Fogo
15. Milonga para as Missões – Instrumental

2007; Ao Vivo em Uberlândia;Sony Music; mais de 500 mil cópias vendidas. Recebeu o prêmio Disco de Ouro da gravadora e a homenagem Disco de Diamante.
Músicas:
01. Fada
02. Sinto Falta de Você
03. 60 Dias Apaixonado / Fazenda São Francisco ( Maior Proeza )
04. Amigo Apaixonado
05. Tem que Ser Você
06. Vida Boa
07. Sem Você
08. Nova York
09. Arapuca
10. Lembranças de Amor
11. Jogo da Vida
12. O Granfino e o Caipira
13. Fotos
14. Meu Eu em Você
15. Chuva de Bruxaria

2008; Borboletas; Sony Music; mais de 500 mil cópias vendidas.Homenagem: Disco de Diamante.
Músicas:
01. Borboletas
02. Lado Errado
03. Timidez
04. Tanta Solidão
05. Nada Normal
06. Sem Trânsito, sem Avião
07. Luz, Paixão, Rodeio
08. Noite Estelar
09. Razão do Meu Astral
10. Você Sabia
11. Deus e Eu no Sertão
12. Tem que Ser Você 

2008; Nada Es Normal; Sony Music. Participam: produtor mexicano Aureo Baqueiro e o artista e compositor Leonel Garcia.
Músicas
01 Recuerdos de Amor Recuerdos de Amor
02 Amigos Apasionado Amigos Apasionado
03 Nada Es Normal Nada Es Normal
04 Sigo Extanandote Sigo Extanandote
05 Fotos (Espanhol) Fotos (Espanhol)
06 Nada Nada
07 Eres Tu Eres Tu
08 Nueva York Nueva York
09 Mariposas Mariposas
10 Sabias
2009; Ao Vivo e em Cores em São Paulo; Sony Music; mais de 150 mil cópias vendidas. Homenagem: Disco de Platina.

Músicas:
1 – Abertura

2 – Borboletas
3 – Estrela Cadente
4 – Você Sabia
5 – Ao Vivo e em Cores
6 – Deus e eu no Sertão
7 – Muito Natural
8 – Sem Trânsito, Sem Avião
9 – Não Mais
10 – Anunciação
11 – Timidez
12 – Cavalo Enxuto
13 – Lado Errado
14 – Vida Boa
15 – Tanta Solidão
16 – Moça Rebelde
17 – Nada Normal
18 – Lem Casa

2010; Boa Sorte Pra Você; Sony Music; mais de 100 mil cópias vendidas. Homenagem: Disco de Platina Duplo.
Músicas
1. Boa Sorte Pra Você
2. Água de Oceano
3. Não Vá Pra Califórnia
4. Rios de Amor
5. Loura de Ouro
6. Retratos Rasgados
7. Nascemos Pra Cantar
8. Quando É Amor
9. Mari Mariana
10. Flor do Campo
11. Água de Oceano (Reggae)

Videografia
2007; Ao Vivo em Uberlândia; Sony Music; mais de 350 mil cópias vendidas.
2008; Nada Es Normal; Sony Music; mais de 50 mil cópias vendidas.
2009; Ao Vivo e em Cores; Sony Music; mais de 100 mil cópias vendidas. Homenagem: Disco de Platina Duplo.
 Faixas
1. Abertura
2. Borboletas
3. Fotos
4. Anunciação
5. Você Sabia
6. Ao Vivo e Em Cores
7. Muito Natural
8. Amigo Apaixonado
9. Sem Trânsito, Sem Avião
10. Razão do Meu Astral
11. Estrela Cadente
12. Timidez
13. Lado Errado
14. Deus e Eu No Sertão - part. Especial Alcione
15. Nada Normal
16. Lem Casa
17. Vida Boa - part. Especial Renato Teixeira
18. Cavalo Enxuto
19. Não Mais
20. Tanta Solidão
21. Moça Rebelde
22. Fada
23. Tem Que Ser Você

2009; Ao Vivo e em Cores em São Paulo; Sony Music; Blu-ray.

2010; A História; Sony Music; mais de 20 mil cópias vendidas. Participa: o produtor Guto Graça Mello.

Victor e Léo têm uma identificação muito grande com a questão da espiritualidade  e transmitem isto em sua música.

Texto: AAVítor (com adaptações)
Fonte de pesquisa: Site oficial da dupla.

O site da banda é opção para se ouvir as músicas em boa qualidade de áudiostream.

PASSE O VERÃO LENDO UM CONTO QUE TE ENTRETERÁ COM UM ROMANCE INUSITADO, CENAS MÁGICAS VIVIDAS EM UM PARAÍSO TROPÍCAL E, DE QUEBRA, TE MOTIVARÁ A SAIR DE UMA VIDA DE SIMPLES COLABORADOR PARA VIVER A PARTIR DO ANO DE 2013 COMO UM GRANDE EMPREENDEDOR.

LEIA


A. A. Vítor

Participe da rede SellYourFish para praticar o que aprendeu
no livro e se relacionar com outros leitores

Ary Barroso

ARY BARROSO 

"Brasil/ Meu Brasil brasileiro/ Meu mulato inzoneiro/ Vou cantar-te nos meus versos/ 
O Brasil, samba que dá/ Bamboleio que faz gingar/ O Brasil do meu amor/ 
Terra de Nosso Senhor/ Brasil!/ Brasil!/ Pra mim./ Pra mim."
Aquarela do Brasil. Ary Barroso.

O carnaval brasileiro recebeu sua influência das festas acontecidas na Europa, mas logo tratou de dar a sua cara. E um dos acontecimentos que ajudaram a criar esta identidade é o surgimento das marchinhas de carnaval, que traziam um certo parentesco com o samba, daí vem a relação consagrada que o samba tem com a festa mais querida do Brasil.

As primeiras composições de samba têm origens nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, mas não muito tempo depois, na década de 30, do século passado, aparece o mineiro Ary Evangelista Barroso (7/11/1903, Ubá (MG) - 9/2/1964, Rio de Janeiro (RJ)) para introduzir Minas nessa história.

Se você tem uma leve impressão de que não conhece o artista, saiba que alguma vez, de alguma forma: assoviada, cantada, cantarolada, você já ouviu sua obra mais famosa, a canção Aquarela do Brasil.

 Curta-metragem Aquarela Brasileira da Disney

Ary Barroso começou a trabalhar ainda criança, como pianista em um cinema em Ubá e foi para o Rio de Janeiro, a fim de estudar Direito, patrocinado por uma herança que recebera de um tio ex-ministro, que acabara se revertendo em contas de bebidas e de roupas.

Sem dinheiro, volta a trabalhar com música em um cinema no Rio, cine Íris, passando em seguida a tocar com a orquestra do maestro Sebastião Cirino, na sala de espera do teatro Carlos Gomes.

Em 1926, o músico volta ao curso de Direito e mantém a atividade de pianista tocando em bailes, sendo contratado dois anos depois pela orquestra do maestro Spina, de São Paulo, para a acompanhar em apresentações em Santos e Poços de Caldas. Essa excursão durou oito meses e Ary os aproveitou para compor.

Em 1929 acontece seu primeiro sucesso, "Vamos deixar de intimidade", na voz de Mário Reis, um colega de faculdade. Com vista para o Carnaval de 1930, com a marcha "Dá nela", o artista ganha o concurso de canções carnavalescas da Casa Edison. O prêmio foi importante para que se case com Ivone Belfort de Arantes.


Em 1931, produz composições para o teatro musicado e a música "Na Grota Funda", com letra do caricaturista J. Carlos, é encaixada no espetáculo encenado pelo o teatro Recreio "É do Balacobaco". Uma curiosidade: Lamartine Babo, encantado com esta música, escreve outra letra para a melodia, originando, dias depois, a canção "No Rancho Fundo", lançada no programa de Lamartine na Rádio Educadora do Rio de Janeiro.

Em 1932, Renato Murce convida Ary para trabalhar na Rádio Philips. Além de pianista, Ary se torna locutor esportivo, humorista e animador. Em 1934, depois de ter ido à Bahia como pianista da orquestra de Napoleão Tavares, ele cria na Rádio Cosmos (São Paulo) o programa "Hora H". Compõe "Na Batucada da Vida" (regravada por Elis Regina em 1974).


Em 1933, seu programa vai para a Rádio Cruzeiro do Sul, no Rio, e compõe "Inquietação", gravada por Sílvio Caldas naquele ano e regravada por Gal Costa em 1980.

Em 1937, Ary lança outro programa na Cruzeiro do Sul: "Calouros em Desfile" (que, nos anos 1950, será levado para a TV Tupi). Um programa que representa um marco quando coloca em sua pauta a exigência de que os candidatos cantem somente música brasileira e anunciem o nome dos compositores. Por este programa passaram, entre outros, Angela Maria e Lúcio Alves.

1938, Ary estréia na Rádio Tupi, faz a vez de comentarista, humorista, ator e locutor. Dá a luz à composição "Na Baixa do Sapateiro" (gravada por Carmen Miranda) e chama a atenção do mundo com a trilha sonora do desenho animado "Você Já Foi à Bahia?", de Walt Disney.


Em 1939, um samba-exaltação, de melodia extensa, utilizando de uma grande orquestra, conquista o mercado internacional e faz sucesso no Brasil na gravação de Francisco Alves: "Aquarela do Brasil", lançado no espetáculo "Joujoux et Balangandans", de Henrique Pongetti.


Em 1944, Ary vai conhecer os EUA e compõe "Rio de Janeiro" para o filme "Brasil". Durante sua permanência de oito meses, compõe a canção-tema do filme "Três Garotas de Azul". No ano seguinte, volta à América do Norte para musicar o filme "O Trono das Amazonas", que teria 18 composições suas, porém, por causa da morte do produtor, o filme não chega a ser concluído.


1946, Ary candidata-se a vereador na Guanabara pela União Democrática Nacional (UDN) e atinge uma grande quantidade de votos da Câmara do então Distrito Federal, ficando atrás, apenas, de Carlos Lacerda. Como vereador, participa ativamente da escolha do local onde se construiu o Maracanã.

1952, mais um sucesso: "Risque", na voz de Linda Baptista. Inicialmente este samba-canção foi gravado por Aurora Miranda, irmã de Carmen Miranda. Ainda em 1957, Ary compõe "Folha Morta", gravada por Dalva de Oliveira em Londres (para a Odeon) e lançada no Brasil com estrondoso sucesso. Quatro anos depois, a música é regravada por Jamelão, na Continental.

A princípio, Ary Barroso não gosta da Bossa Nova, mas isso não o impedirá de colocar "A Felicidade" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) entre as dez melhores músicas populares de todos os tempos.

Ary Barroso e Heitor Villa-Lobos se encontram no palácio do Catete em 1955, para receber a Ordem do Mérito, concedida pelo presidente Café Filho. Em 1957, Ary é homenageado com o espetáculo "Mr. Samba", produzido por Carlos Machado e montado na boate Night and Day (Rio de Janeiro); o roteiro faz alusão à biografia de Ary, utilizando as próprias composições dele.

Em 1961, Ary adoece de cirrose hepática e vai morar num sítio em Araras (RJ). No ano seguinte, parcialmente restabelecido, retoma o programa "Encontro com Ary" (TV Tupi), transmitido aos domingos. Em 1963, é internado com nova crise de cirrose. Recupera-se no Natal, mas volta a ser internado e morre na noite de 9 de fevereiro de 1964, um domingo de Carnaval, no momento em que a escola de samba Império Serrano entra na avenida com o enredo "Aquarela do Brasil". Em homenagem ao compositor, faz-se um minuto de silêncio.

Grande e vitoriosa história!

Texto: AAVítor (com severas adaptações).

Fonte única de pesquisa: Biografia de Ary Barroso. Uol Educação. Acesso em 25/02/2011.