Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Presépio Natural Mãos de Deus

 FOTO: Jornal Hoje em Dia. Original: Clique!

A partir de 2011, o Estado de Minas Gerais passou a contar com mais um presépio insólito. No perímetro urbano da encantadora "cidade de pedra" de Grão Mogol, conhecida por diversos atrativos, entre eles sítios arqueológicos, e que data do século XVIII, devido à exploração de diamantes, situada ao Norte de Minas a 576km da Capital,  foi inaugurado em uma área de 3,6 mil m2 o maior presépio de pedras ao ar livre do mundo.
Detalhe das esculturas. FOTO: Jornal Montes Claros. Original: Clique!

Denominado Presépio Natural Mãos de Deus, "um aglomerado rochoso de pedras sobre pedras em harmonioso desalinho", conforme define o construtor do projeto, o economista e ex-presidente da Associação Comercial de Minas Lúcio Bemquerer, que contou com a ajuda de sua esposa. O empresário diz ter apenas trabalhado a infraestrutura para acesso de visitantes ao local. São 72m2 de frente e 30 m2 de altura, que para levantar os quais foram utilizados 1,2 mil m2 de pedras São Tomé oriundas da própria cidade e o ferro que compõe os corrimões chega a 1,5km. O custo total da obra foi de, aproximadamente, R$ 600 mil.
O escultor Antônio da Silva Reis produziu as peças em seu atelier em Contagem, Minas Gerais.
FOTO: Jornal O Tempo. Original: Clique!

São 17 personagens bíblicas, esculpidas em cimento pelo escultor Antônio da Silva Reis em tamanho natural. Podem ser encontrados: Nossa Senhora jovem e mãe; São José; o Menino Jesus; anjo Gabriel (e outro anjo); pastores (2); Reis Magos (3) cavalo, boi, galo, carneiros (2) e burro. Os visitantes têm acesso aos personagens como num palco de teatro.

Para gerir a atração foi criado o Instituto Mãos de Deus.

FONTE PRINCIPAL DE PESQUISA: Jornal Hoje em Dia.Acesso em 20/12/2011. 11:30h.