Páginas

domingo, 25 de dezembro de 2011

Pico do Ibituruna

A 320km de Belo Horizonte, na cidade de Governador Valadares, e em uma altitude de 1.123m situa-se o pico do Ibituruna,  conhecido como o melhor ponto para a prática de vôo livre do Brasil. A cidade de Governador Valadares respira o clima da prática deste esporte radical.
Governador Valadares vista do alto do pico. Original: clique!

Há quem diga que o ponto é o melhor do mundo para se saltar de asa delta ou de para glide. Em época de bons ventos pode-se voar por 100km.

A prática do vôo livre é constante, mas ainda se pratica outros esportes radicais no local.

O ar quente garante a autonomia do vôo demorado e a paisagem vista de cima pelos voadores durante o percurso compensa o esforço físico desprendido durante as manobras de condução da asa.
Uma linda apresentação do pico com o rio Doce a seus pés. Foto original: Clique!

Ao pé do pico está um dos mais conhecidos rios de Minas: o rio Doce. Um rio que aos trancos e barrancos atravessa o Estado do Espírito Santo e vai desembocar no mar.
O Pico do Ibituruna, ou Pedra Negra em tupi-guarani, é um dos muitos patrimônios naturais tombados do Estado de Minas Gerais. Assim como a Serra do Cipó, seu solo também data do período pré-cambiano e é formado por resfriamentos de vulcões vindos de invasão marítma.

No alto do pico a temperatura vai de 25º (dia) a 12º (noite). Uma variação considerada amena com relação ao topo de 40º da cidade de GV.
Rampas de decolagem. Original ampliado: Clique!

Há no pico duas rampas de madeira para a decolagem dos pilotos e duas naturais. O uso é regularizado por órgãos da aeronáutica. Todo o conjunto paisagístico da região é apropriado aos esportes radicais: canoagem, mountain bike, motocross, rapel, escalada e outros.

Clique o vídeo para assistí-lo diretamente do canal do autor, juntamente com outros vídeos.

Revistas estrangeiras registraram: Governador Valadares é a Meca do vôo livre. Realmente, em se tratando de paisagem, vale a pena conferir.

Clique os anúncios de nossos anunciantes para ajudar a manter este projeto!