Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Bolo de Fubá

Ô, Dona Joana
cadê o bolo de fubá?
Ô, Dona Joana
cadê o bolo de fubá?

Se é por falta de farinha,
diz aí que eu vou buscar.

O galo já cantou,
a coruja foi dormir,
o café já está no bule,
pra roça tenho que ir.

Não importa, seu Arlindo
se já sabem do beabá.
Eu não vou para o batente
sem meu bolo de fubá.

("Bolo de fubá". T-Kaçula e Renato Dias. Samba rural urbano. São Paulo.


A letra da canção esboça bem o cotidiano na roça e a relação do mineiro do interior com o bolo de fubá, embora seja uma gravação oriunda de São Paulo.

Foi difícil encontrar algo idôneo sobre a origem dessa iguaria tão presente nas mesas mineiras da Capital e do interior. O aparecimento e a cultura do milho, da moagem do qual se extrai o fubá, no Brasil são dados à época do Brasil-Colônia quando os tropeiros, em suas viagens, levavam consigo e plantavam as sementes pelos caminhos que enfrentavam ou nos sítios que adquiriam. Sobre o fubá, que é a farinha do milho, diz-se que era usado para alimentar os escravos. O bolo é o aglutinado cozido feito com essa farinha associado a outros ingredientes que vão variar e dar identidade às regiões que se serviram e ajudaram na difusão da iguaria.

Mas o fato é que na culinária mineira, principalmente nos cafés da manhã e da tarde das regiões que guardam mais a tradição ou em ambientes que as simulam nos meios urbanos, o bolo de fubá é indispensável à composição da mesa, à juntar-se ao queijo, à goiabada, à geléia, ao doce-de-leite e ao café à base de rapadura quentinho dentro do bule de lata. Todos produzidos no fogão e forno à lenha, enquanto, muito provavelmente, se aquece água para se banhar na serpentina. Êta banho gostoso!

Mas, voltando à homenagem, o bolo de fubá, talvez pela simplicidade, tem uma relação incompreensível com o mineiro, que até hoje cresce presenciando formas e formas de broas saindo quentinhas do forno, por vezes a substituirem o pão francês, o que o faz ganhar uma entrada nessa enciclopédia.

Receita de bolo de fubá tipicamente mineira (origem: Uberaba)

Ingredientes:


4 ovos
1 copo de fubá
1 copo de farinha de trigo
1 copo de açúcar
1 copo de leite
1 copo de queijo
2 colh. (sopa) de manteiga
1 colh. (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo


Bater as claras, misturar o fubá, a farinha de trigo e o fermento. Misturar o leite, o açúcar, a manteiga e as gemas. Novamente, misturar com a mistura do fubá e farinha e adicionar o queijo misturando bem. As claras que sobraram, bata-as em ponto de neve e adicione nesta mistura, envolvendo-a suavemente. Levar ao forno à 220ºC pre-aquecido, por 25 minutos, ou até quando corar. Forma untada com manteiga e farinha.

FONTE DA RECEITA: