Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ronaldo Fraga

Estivemos entretidos com os resultados de imagens e vídeos sobre o Minas Trend Preview, um evento de moda lançado em 2007, que tem a assistência da Fiemg e que se consolida cada vez mais como um dos melhores do setor no país, e achamos interessante fazer o lançamento de um nome da moda do Estado de Minas Gerais aqui na nossa enciclopédia.

Mineiro de Belo Horizonte, Ronaldo Fraga é o estilista da moda (sem trocadilhos), embora ele mesmo pensa não ser um estilista e sim "um desenhista de personagens de suas histórias, que muitos batizam de moda" como ele mesmo se define.

Formado em estilismo pela UFMG e graduado na Parson's School de Londres, Ronaldo começou sua carreira em 1996, quando lançou sua marca no extinto Phytoervas Fashion com uma coleção, nada convencional, intitulada “Eu Amo coração de galinha”. Em seguida vieram “Álbum de família” e “Em nome do Bispo”. Com estas, Ronaldo foi agraciado com o prêmio de Estilista revelação 1997, evento promovido pela  Phytoervas e MTV.

Uma das coleções de Ronadlo. Fonte: Site do estilista.

À partir de 1998, suas coleções viraram figuras obrigatórias na semana de Moda - Casa de Criadores e a mídia entendida do assunto coloca seu nome entre os criadores da identidade da Moda Brasileira.

Em 2001, conquista espaço no São Paulo Fashion Week. Estréia com “Rute - Salomão”, estória de amor  fictícia entre um judeu  ortodoxo e uma cristã. Resultado:  Ronaldo é o estilista “cult” da Moda brasileira.

Na coleção seguinte, desfila um de seus trabalhos mais memoráveis,”Quem matou Zuzu Angel”. Desfile em homenagem a estilista mineira de Curvelo, autora da "primeira coleção de moda política da história", morta pela ditadura militar. Olha por onde vai a criatividade desse cara!

Preview da coleção Quem Matou Zuzu Angel do site do estilista.

Ronaldo se interessa, em suas criações, ecleticamente, pelo mundo contemporâneo e pela cultura brasileira. Em seus trabalhos pode se identificar elementos que vão da cultura do Vale do Jequitinhonha ao visual leve e despojado da cantora Nara Leão. Este último, aconteceu em uma edição do SPFW (São Paulo Fashion Week), em que o estilista conta com a participação de sua amiga Fernanda Takai, a vocalista da banda mineira Pato Fu, que havia lançado um trabalho sobre a cantora.

 
Foto do desfile inspirado na cantora Nara Leão.

O moço também se dedica a trabalhos sociais, escreveu o livro “Moda Roupa e tempo – Drummond selecionado e ilustrado por Ronaldo Fraga” e já tem sua biografia publicada em uma coleção denominada "Moda Brasileira". Recebeu, pelas mãos do Ministro da cultura Gilberto Gil, em 2007, um prêmio que é concedido às personalidades de destaque na cultura brasileira. É o Governo elevando a moda, pela primeira vez, ao status de agente formador de cultura. Também neste ano, sua coleção que homenageia Nara Leão vai parar em Tokyo. Arigatô!

E o motor não pára: fevereiro de 2008, junto á cem designers do mundo, único representante da América do Sul, Ronaldo participa do BRIT INSURANCE – Designs of the year, exposição organizada pelo Design Museum de Londres, apresenta look completo e vídeo da coleção “A China de Ronaldo Fraga”, se associando a nomes como o do condecorado estilista de vanguarda japonês, Issey Myake, Jhon Galliano, outro superstar da moda, e a estilista alemã Jil Sander.

Ainda em 2008 acontece a coleção "A Loja de Tecidos"; Nova participação no SPFW, desta vez o tema é a transposição do rio São Francisco e seus problemas; Participação, também, no projeto Talentos do Brasil, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário; Sua seleção para participar da  I Bienal Ibero-Americana de Design organizada pela Associação de Desenhadores de Madrid (DIMAD); E a apresentação, em Tokyo, da exposição  “When Lives Become Form”.



Desfile de Ronaldo Fraga no SPFW 2011/Vídeo raro Issey Myake 1975 (curiosidade)

Texto: AAVítor (adaptado).

Fontes:
Site Ronaldo Fraga - Simplesmente incrível, parece um parque de diversão. Vale a pena conferir!
Blog do Ronaldo Fraga
O Globo Cultura - Pesquisa sobre o SPFW 2007.

Links:
Ronaldo Fraga no Twitter