Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Rio Acima

Saímos de BH, Minas Gerais, e percorremos 34 km pela MG 030 com a jardineira  rumo a uma cidade vizinha para mostrar

Os encantos de Rio Acima

   Às margens da Estrada Real, caminho que ligava o Rio de Janeiro às Minas Gerais nos tempos do Imperador,  participante, como localidade de extração, da denominação Circuito do Ouro, e, por estar dentro do traçado geológico, do Quadrilátero Ferrífero, protegida ao leste pela Serra do Gandarela – santuário natural bem preservado, localizado a sudeste de Belo Horizonte, que fornece água em  boa quantidade e qualidade e possui belas cachoeiras, poços e corredeiras – , a 740 m do nível do mar, variando altitudes de 700 m a 400 m e coordenadas geográficas 20° 04’ 42” de latitude S e 42° 47’ 20” de longitude W, situa-se o município que tem 6567 habitantes na área urbana e  1084 habitantes na área rural, conforme o Censo 2000 do IBGE: Rio Acima.

Passeio virtual pela cidade a partir da rua Nossa Senhora do Carmo.
Reduza a imagem para visualizar mapa.

   A localidade possui clima temperado quente, com temperatura anual de 21,9º C e média oscilando entre 14º C e 28º C. A vegetação de campo é a predominante e se encontra arnica, congonhas, fruta de lobo, pequi, guabiroba, araçã, algaroba, araticum, aroeira, barbatimão, cassia aleluia, cedro, ipê amarelo, ipê branco, ipê roxo, ipê rosa, pau brasil, pau de ferro, sibipuruna, cagaita, manacá da serra, quaresmeira e outras plantas.


   Da fauna se pode ver aves: andorinhas, beija-flores, bem-te-vis, sanhaços-fogo, canários, curiangos, picapaus do campo, inhambus, codornas, martins pescadores, papa-tocas, gralhas do mato, quero-queros, joães-de-barro, tangarás dançarinos; Repteis e peçonhentos: aranhas armadeiras, aranhas caranguejeiras, cobras-d’água verde, calangos tiús, cascavéis, corais falsas e verdadeiras, jararacas, calangos. E outros animais como a capivara, o caxinguelê, o gambá, o macaco sauá, o mico-estrela, o mão-pelada, o quati, o ouriço-caixeiro e o tatú.

FESTAS E EVENTOS
   No mes de junho, no fim de semana anterior ou posterior ao dia 13 (feriado municipal) é realizada  a festividade cartão de visita da cidade a Festa de Santo Antonio, seu padroeiro. Organizado por membros da Igreja Católica, o evento promove encontros e reencontros dos rioacimenses. Em outubro, junto da Capeia do Rosario, há a Festa de Nossa Senhora do Rosario e no dia 12 a Festa de Nossa Senhora Aparecida. A Festa de Santa Luzia inicia-se em novembro e encerra-se no dia 13 de dezembro na capela construída pelo sr. Alfredo Pedrosa e familiares com total adesão de toda população do Jatobá, Matinha e Rio Acima. Há também as festas natalinas, que destacam as ações das Pastorinhas, os presépios performáticos em domicílios e praças e a Folia de Reis. Completam as festividades católicas as  comemorações da Semana Santa.
   Fora do tópico religião há o Torneio da Independência, realizado em setembro na quadra do centro social, que traz até a cidade times de futebol e handebol de toda a região metropolitana.

ATRATIVOS:
   Construções da época do desenvolvimento da cidade, cujo marco inicial é o curralinho do alto do Mingu, passa-se pela fábrica de cerâmica Morgan, a Associação dos Artesãos de Rio Acima, o Centro Social construído pela Samsa,  a fábrica de ocre, o casarão dos Viana, o pontilhão, a Câmara Municipal de Rio Acima, a casa de saúde Pedro Gianette, a capela de Santa Luzia, a Igreja de Nossa Senhora das Dores e a de Santo Antônio, as ruínas da capela, a caixa d’água, a fazenda Anglogold, a casa de pedra (mais de 100 anos), construída por escravos, e a Estação da Cultura, um complexo cultural dentro da estação ferroviária, que data de 1891, e que compôs a E. F. Central do Brasil, cujos inesquecíveis trens de subúrbio, ou trens-paradores, eram utilizados por trabalhadores e turistas até os anos de 1990.


   Belezas naturais: Cachoeira Chica Dona (mais de 60 metros de altura), fica na divisa entre Rio Acima e Itabirito, Cachoeira das Rosas, a 6km do distrito Cocho de Água, Cachoeira Mingú, manancial da cidade, Cachoeira da Sansa(aprox. 30m de altura), fica na área urbana de Rio Acima, feita de rochas vulcânicas e de coloração cinza e granulação de fina a média e a Cachoeira Viana, a mais tradicional da região: 4 quedas d’água, localizada no sentido do condomínio Tangará.

História da cidade
1717, eram já numerosos os moradores possuidores de escravos, conforme se vê no rol para cobrança dos quintos.
1736, Rio Acima surgiu como povoado em torno de uma capela erguida nas barrancas do Rio das Velhas. Povoado de bandeirantes, mineiradores e comerciantes de tropas, experimentou tal florescimento em meados do século XVIII.
1752, em 16 de janeiro foi a paróquia declarada colativa.
1773, 28 de janeiro, a igreja de Nossa Senhora do Rosário foi erigida por provisão. Foi suprimida várias vezes, tendo sido restaurada definitivamente em 7 de abril de 1841.
1831, Santo Antônio do Rio Acima, recebe o casal imperial, D.Pedro I e D. Amélia Leuchtenberg, no dia 9 de fevereiro. Um acontecimento marcante e uma das últimas viagens de D.Pedro como imperador do Brasil: em abril do mesmo ano voltaria para Portugal, deixando seu filho em seu lugar.
1890,  1 de junho, é inaugurada a Estação Ferroviária Central do Brasil e traz, junto com ela, um novo impulso econômico à região.
1891, 5 de fevereiro, Santo Antônio de Rio Acima deixa de integrar o município de Sabará, passando a integrar, como arraial, o município de Villa Nova de Lima, comarca de Sabará.
1903, é criada a Siderúrgica de Santo Antônio, onde eram fabricadas caçarolas e peças para banheiro.
1921, Inauguração do trecho rodoviário na região de Santo Antônio do Rio Acima a Belo Horizonte.
1926, começa o funcionamento da Cerâmica Giannetti Lotti.
1928, 28 de setembro, é inaugurada a ponte sobre o Rio das Velhas
1923, 7 de setembro, a região passou a ser denominada como Rio Acima.
1946, 26 de outubro, foi fundado o Esporte Clube Rio Acimense .
1947, 14 de março, a lei nº  2441 criou o Grupo Escolar Honorina Gianetti.
1948, em 27 de dezembro a região é desmembrada de Nova Lima.
1953, 27 de dezembro, a Igreja Matriz de Santo Antônio, construída na segunda metade do século XVIII, é demolida.
1956, em julho deu-se o encerramento das atividades da Sociedade Anônima Metalúrgica Santo Antônio (SAMSA).
1964, 22 de fevereiro, o decreto nº 7431 cria o Grupo Escolar de Rio Acima.
1964, em 27 de setembro o decreto nº 8746 dá a demolição do Grupo Escolar Padre Osvaldo Carlos Pereira.
1965, junho, após 23 anos a Cia. de Mineração e Siderugia Gandarela é encerrada.
1972, mês de junho, é inaugurada a Ponte Santo Antônio, sobre o córrego de mesmo nome no bairro Pastinho.
1974, em 31 de março, é instalada a Minerações Brasileiras Reunidas em Rio Acima com a finalidade de realizar pesquisas e em 04 de Abril foi fundado o Apolo Social Esporte Clube.
1983, a Cerâmica Viulca passa a denominar-se Cerâmica São Cristovão.
1984, 7 de setembro, é fundado o Palmeira Esporte Clube (Palmeirinha).
1985, dá-se a inauguração da ponte sobre o Corrégo Mingu.
1988, a Cerâmica São Cristivão é leiloada e recebe nova denominação: Cerâmica Medrado Ltda.
1990, dá-se o término da torre da Igreja Matriz de Santo Antônio.
1994, em Junho foi reinaugurada a Casa de Saúde Pedro Giannetti.
1996, construção da praça em homenagem a Santo Antônio, em frente a Igreja Matriz.
1998, criação da Associação Rio Acima Natureza Viva.
2000, Rio Acima passa a pertencer ao Programa Educativo de Desenvolvimento da Estrada Real por ser abrangida pelo Caminho do Sabarabuçu, que foi integrado ao traçado do programa como uma extensão do Caminho Velho.
FONTE: http://www.rioacima.com. (08/07/2011-22h).

Voltamos à jardineira e nos despedimos desta encantadora cidade, após tomarmos um bom banho de cachoeira e passear pelas ruas e praças da cidade, apreciando paisagens e casarões.


Até a próxima jornada!

Texto: AAVítor (adaptado).
Fonte de pesquisa e imagens: http://www.rioacima.com. (Vale a pena visitar!).