Páginas

sábado, 6 de agosto de 2011

Raposos

Depois de tomar a MG-030 e percorrer a rodovia José Francisco da Silva e a rodovia de acesso a Raposos, além de atravessar o rio das Velhas, a jardineira foi estacionada na praça Getúlio Vargas para conhecer esta encantadora cidade, Raposos, que integra o circuíto turístico Estrada Real.

História do Município

Um dos primeiros povoados de Minas Gerais. Fundado em 1690 por Pedro de Morais Raposo, bandeirante do território paulista que se estabeleceu na cidade. No início, recebeu o nome de Arraial das Velhas e, posteriormente, passou a se chamar Arraial dos Raposos.

O Arraial de Raposos foi se desenvolvendo com a instalação dos primeiros engenhos, com o abastecimento dos primeiros monjolos para a fabricação de farinha de mandioca  e com as plantações de feijão, arroz, milho e cana-de-açúcar.

Como de costume na época, foi edificado um templo e erguida uma pequena ermida de pau-a-pique, que foi consagrada como a capela de Nossa Senhora da Conceição, em 8 de Dezembro de 1690 - a 1ª Matriz de Minas Gerais.

Em 27 de dezembro de 1948, o Arraial dos Raposos é elevado à categoria de município, denominado Raposos, desmembrando-se de Nova Lima em 1º de Janeiro de 1949. Em 1950, Lindouro Duarte Batista tornou-se o primeiro Prefeito da cidade.


Show de imagens: História; Vistas panorâmicas da cidade; Igreja Nossa Senhora da Conceição; Represa do Cambimba; Monumento ao fundador de Raposos; Estação ferroviária; Cachoeiras; Artesanato; Cristo de Raposos
 

Cultura e Festas
Em Raposos, existem várias manifestações culturais como o Congado, a Marujada, o Moçambique, a Cavalhada, a Pastorinha, a Capoeira, a Procissão das Almas, a Folia de Reis e outras que sobreviveram graças ao povo raposense. Também se destaca o Carnaval da cidade e as festas juninas.

Artesanato
Existem na comunidade diversas costureiras, lavadeiras, costuradores de bola, entre outras.

Beleza natural

PASSEIO VIRTUAL
Faça um passeio virtual por Raposos à partir da rua Marajó

A cidade conta mais de dezoito nascentes com paisagens de rara beleza, que transformam o município em um verdadeiro santuário ecológico, proporcionando lazer e emoção aos praticantes de trilhas e campismo e aos apreciadores da Natureza. Algumas dessas atrações turísticas podem ser resumidas no Poço dos Crentes, da Pedra e dos Impossíveis.

Dados técnicos
Ano de Instalação: 1948
Microrregião: Belo Horizonte
Mesorregião: Metropolitana de Belo Horizonte
Altitude da Sede: 732 m
Distância à Capital: 23.0234Km
População:15.341 

Localização:

Texto: AAVítor (com adaptações)
Fontes de pesquisa e fotos:
http://www.ferias.tur.br
http://www.raposos.com.br

Página da enciclopédia preenchida, tarefa do dia cumprida! Nos despedimos aqui. Vamos tomar um bom banho de água doce na represa, relembrando os bons e velhos tempos dos passeios de trem de BH a Raposos dos anos 80, para, em seguida, rumarmos para nossa próxima passagem.