Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Giramundo

Vamos voltar à infância sem deixar de ser adulto?

A jardineira esta semana foi estacionada em frente ao museu do Giramundo, no bairro Floresta, em Belo Horizonte, para conhecer a história deste que é um dos grupos de teatro de bonecos mais premiados do mundo.

 TEATRO DE BONECOS GIRAMUNDO

 Os criadores do Giramundo
   Criado em 1970, em Lagoa Santa, Minas Gerais, pelo professor e artista plástico Álvaro Apocalypse (Ouro Fino, MG, 1937 - Belo Horizonte, 2003), com a ajuda de sua esposa Tereza Veloso (Espinosa, 1936 - Belo Horizonte, 2003) e de uma aluna, Maria do Carmo Vivacqua (Belo Horizonte, 1945), a Madu, ambas, também artistas plásticas e professoras de Belas Artes da UFMG, partindo da intenção do professor de construir bonecos para atuar em peças de teatro. Ele, que chegou a realizar animação para a TV Itacolomi, teve que desistir da idéia de trabalhar com animação de bonecos para o cinema, como se fazia na Europa, em razão da complexidade e custo dos equipamentos. O nome do grupo teria sido Mimoso, Álvaro procurava um nome de boi ou de um outro animal bem brasileiro, mas alguém sugeriu o que foi estabelecido. Fica no ar se há alguma relação com a raça girolando de gado bovino.
   No início, Terezinha reunia a família para assistir às peças; Madu sugeria a introdução de idéias mais urbanas e intelectuais. Durante o período de composição de sua identidade, que se caracteriza por usar técnicas diversas com o uso de marionetes e explorar temas múltiplos, baseando-se na literatura em geral, com temas que podem se relacionar com a cultura local, quanto com textos da literatura mundial.

 Museu do Giramundo e cena de "Pedro e o lobo"

   O grupo participou de festivais universitários em Ouro Preto, até que surgiu um convite para instalar sua sede no campus da UFMG. Hoje, o grupo é uma das mais bem sucedidas companhias de teatro de bonecos do mundo e conta com uma estrutura impensada se comparada com a das primeiras apresentações, composta de oficinas, departamento de desenvolvimento gráfico, estúdio de animação, escola para a formação de seus artistas e, ainda, um museu onde pode ser encontrado todo o acervo do grupo, formado por bonecos, cenários e os rascunhos dos projetos.
   O Giramundo impressionou o público com sua criatividade nos anos 80. Em 1987 passa a contar com  Marcos Malafaia na direção dos espetáculos. Mas, um dos momentos mais marcantes ocorreu nos anos 90 com o audacioso espetáculo "Antologia Mamaluca", inspirado na obra  anarco-pornográfica do polêmico e bastante cultuado no meio underground da poesia brasileira, o mineiro Sebastião Nunes.

Boneco do espetáculo "Antologia mamaluca"

   Com a ruptura com a UFMG no final da década de 1990, o grupo esteve a ponto de encerrar sua produção, uma vez que não podia mais abrigar seu vasto material. Surgiu em 2003 um patrocínio e foi criado o teatro móvel, um caminhão-baú que a companhia usava para se apresentar pelo interior do Estado. Porém, neste mesmo ano, o Giramundo perde seus principais fundadores, Álvaro e Terezinha, e volta a passar por momentos difíceis.

 Com o "teatro móvel" a arte do Giramundo ia até o público.

   Com a direção das filhas do casal, o grupo conquista sua sede no bairro Floresta e diversifica sua área de atuação, incluíndo cinema, animação e desenvolvimento de produtos. Em 2005 a Rede Globo encomendou bonecos ao Giramundo para atuarem na minissérie "Hoje é dia de Maria" e em 2009 foi a vez da Rede Minas contratar o grupo para desenvolver bonecos de diversas técnicas para um programa infantil para a televisão: o "Dango Balango".

 Stills da minissérie "Hoje é dia de Maria".

 Bonecos do programa infantil da Rede Minas de televisão.

   O Giramundo fez apresentações pelo mundo à fora e inspirou gerações de amantes e desenvolvedores do teatro de bonecos, alguns se tornando discípulos de Álvaro Apocalyse.

Cronologia de Espetáculos
A Bela Adormecida (versão 1971)
Aventuras no Reino Negro (1972)
Saci Pererê (1973)
Um Baú de Fundo Fundo (1975)
A Bela Adormecida (versão 1976)
El Retablo de Maese Pedro (1976)
Cobra Norato (1979)
As Relações Naturais (1983)
Auto das Pastorinhas (1984)
O Guarani (1986)
Giz (1988)
Preparação do teatro móvel para exibição da peça "Giz".
O Diário/Le Journal (versão 1990)
A Flauta Mágica (1991)
Apresentação de "A flauta mágica" com a participação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
em novembro de 2006. 
Le Journal (versão 1992)
Tiradentes (1992)
Pedro e o Lobo (1993)
Cena de "Pedro e o lobo"
O Cortejo Brasileiro (1993)
Antologia Mamaluca (1994)
Ubu Rei (1995)
O Carnaval dos Animais (1996)
O Diário (1997)
Gira Gerais (1997)
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (1999)
Orixás (2001)
Miniteatro Ecológico - O Aprendiz Natural (2002)
Miniteatro Ecológico - Mata Atlântica (2003)
Miniteatro Ecológico - Cerrado (2004)
Miniteatro Ecológico - Amazônia (2005)
Pinocchio (2005)
Miniteatro Ecológico - Caatinga (2006)
A Flauta Mágica - (nova montagem e nova direção) (2006)
Vinte Mil Léguas Submarinas (2007)
Ramon e Maraó (2008)
Giz (2009)
Baú de fundo fundo - reestreia (2010)
Alice no país das maravilhas (2010)

Televisão
Hoje é dia de Maria (2005)
Primeira parte do capítulo 1 da minissérie. 
O restante do capítulo e outros mais pode ser visto no próprio Youtube.

Dango Balango (2009)

 Trecho de um capítulo do infantil "Dango Balango"


Texto: AAVítor (com adaptações)
Fontes de pesquisa: