Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Clube Atlético Mineiro

Nós somos
Do Clube Atlético Mineiro
Jogamos com muita raça e amor
Vibramos com alegria nas vitórias
Clube Atlético Mineiro
Galo Forte Vingador.

Vencer, vencer, vencer                
Este é o nosso ideal                     
Honramos o nome de Minas       
No cenário esportivo mundial     
Lutar, lutar, lutar                
pelos gramados do mundo pra vencer
Clube Atlético Mineiro  
Uma vez, até morrer

        
Nós somos campeões do gelo
O nosso time é imortal
Nós somos campeões dos Campeões
Somos o orgulho do Esporte Nacional
Lutar, lutar, lutar      
Com toda nossa raça pra vencer         
Clube Atlético Mineiro   
Uma vez até morrer

 Hino oficial do Clube Atlético Mineiro. Composição Vicente Motta.
Versão rock com João Penca e seus miquinhos amestrados, introdução com a narração de um jogo pelo radialista Vilibaldo Alves e mensagem do jogador Reinaldo.
Muitos audios de jogos do clube em www.itatiaia.com.br
Rádio Itatiaia.

O futebol mineiro completou neste ano de 2011 cento e três anos de paixão, tendo já completado as bodas de jequitibá, dos clubes ainda em atividade, o Atlético Mineiro de Belo Horizonte e o Villa Nova de Nova Lima, ambos em 2008, e o América mineiro completa ano que vem. Para começarmos a registrar o futebol de Minas em nossa enciclopédia vamos fazer uma viagem progressiva no tempo, marcando o início desta viagem na importante data de 25 de março de 1908, "quando um grupo de estudantes trocou as aulas daquela quarta-feira por uma reunião no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte" conforme conta o site do Galo. Esta data marca o nascimento do Clube Atlético Mineiro, o mais tradicional clube de Minas Gerais.

O Galo, como é conhecido, chegou a jogar com bolas de meia, venceu o primeiro torneio de futebol do Estado, cedeu o primeiro jogador fora do Eixo Rio-São Paulo para a Seleção Brasileira, foi o primeiro clube de futebol mineiro a fazer um confronto internacional, e desde cedo já era conhecido como “time do povo”, devido à sua democrática opção em aceitar o ingresso de participantes de que classe e cor fossem.

O Atlético, com sua natureza pioneira, se sagrou campeão da primeira competição interestadual profissional realizada no Brasil e do primeiro verdadeiro Campeonato Brasileiro. Foi também o primeiro clube brasileiro a ir para a Europa excursionar e voltou com o título simbólico de "campeão do gelo" e abriu as portas daquele continente ao futebol brasileiro.

Nesta história de glórias ainda consta o feito de 1969, quando o todavia alvinegro, de Dada Maravilha, se tornou a única equipe do mundo a derrotar a Seleção Brasileira, tricampeã mundial 1 ano depois, fato este que fez com que a CBD passasse a evitar jogos da Seleção contra equipes nacionais. Um levantamento da Revista Placar apontou o Atlético Mineiro como a equipe de futebol brasileiro que mais ganhou títulos no século XX. 

No Campeonato Brasileiro por muitas vezes ficou em terceiro lugar, o que era importante pois até meados dos anos de 1980 os clubes brasileiros, de qual grandeza fosse, só disputavam oficialmente duas competições no ano, o Estadual e o Brasileiro, podendo chegar a uma terceira competição no ano seguinte, esta sulamericana, a Libertadores, se se sagrasse campeão ou vice do campeonato nacional, sendo que em se sagrando campeão da competição continental haveria de se habilitar para defender o continente em uma disputa contra o time campeão europeu valendo um título mundial. Este sistema dava mais importância aos campeonatos estaduais pois era necessário se posicionar entre os dois primeiros colocados, tendo havido vagas para além dessas colocações em outras vezes, para ganhar o direito de disputar o certame nacional.

Os consecutivos êxitos neste campeonato e o fato de se posicionar sempre bem no Campeonato Brasileiro, garantiu ao Atlético  a permanência entre os líderes do ranking da Confederação Brasileira por muitos e muitos anos. O que lhe dava também, além da possibilidade de disputar a Libertadores, o passaporte para enveredar pelas Américas e pela Europa representando o Brasil em diversos torneios extraoficiais, nos quais se podia encontrar os principais clubes e nomes do futebol do mundo.


Um plantel imenso de jogadores formados nas categorias de base do Atlético ficou conhecido e defendeu equipes do mundo todo. Os mais famosos pertenceram à equipe vice-campeã brasileira de 1977 e são sempre lembrados. Alguns deles: José Reinaldo Lima, o maior ídolo do clube, Toninho Cerezzo, Paulo Isidoro, João Leite e Marcelo Oliveira.

Time do Atlético na coleção Futebol Cards do Chiclete Ping Pong.

 Ídolos recentes da massa atleticana.

 Jogadores do Atlético que atuaram em Copa do Mundo.

Jogadores do Atlético que participaram das eliminatórias ou da Copa de 1982 e Mundialito do Uruguai. Além destes houve ainda a participação do goleiro João Leite e a convocação do lateral direito Orlando. As figurinhas são da coleção Ping Pong na Copa 82.


Por várias vezes, em idos de extrema seriedade no futebol  brasileiro, o galo de Minas cedeu jogadores para a Seleção Brasileira, sendo que alguns deles foram a Copas do mundo como títulares ou reservas. Outros jogadores, brasileiros ou estrangeiros, vieram de outras cidades ou clubes, nacionais ou internacionais, e prestaram um grande serviço ao Atlético, se tornando ídolos permanentes para a torcida, de um modo que muitos deles não conseguiram deixar a paixão que criou pelo clube e pela cidade de Belo Horizonte mesmo depois de encerrarem a carreira, se estabelecendo no Estado, onde comandam negócios próprios ou vivem de alguma forma a se manterem perto dos acontecimentos do futebol em Minas. O exemplo mais clássico, com relação ao Atlético, é o ex-centroavante Dario, o Dadá Maravilha, do qual já se pode dizer ser uma figura mitológica do futebol mineiro.

 Esta trajetória formou uma torcida conhecida como a mais apaixonada do país, dito de especialistas, cronistas esportivos e ex-jogadores. O maior patrimônio do clube, teve participações decisivas em resultados de jogos, cobranças por mudanças e até mostrou bastante lealdade e compromisso ao fazer campanha para permanência de um jogador, levantando o valor necessário para garantir a contratação do atleta. Durante muitos anos consecutivos essa torcida foi dona dos maiores públicos presentes em estádios em jogos de diversos campeonatos, inclusive o brasileiro. Em 2006 o Atlético disputou a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e a torcida não o  abandonou, dando um show de apoio e batendo o recorde de público das três divisões do campeonato na época. A festa de comemoração da conquista da Série e da volta à primeira divisão foi inigualável e precisou usar dois estádios para ser realizada.

Por ser uma equipe fora do eixo Rio-São Paulo e brava, o Atlético é muito invejado e alvo de injustiças em muitos episódios polêmicos envolvendo desafiantes, como o conturbado jogo contra o Flamengo de Zico pela Libertadores de 1981 em Goiânia, Goias, arbitragens, cartolas ou a imprensa do Eixo. E por ser bastante tradicional, inúmeros casos de notícias, fatos curiosos, narrações esportivas, marcos de seus artilheiros como Dario, Reinaldo, Renaldo, Gerson e Guilherme, que foram artlheiros em competições nacionais, sendo que Reinaldo obtém a melhor média de gols feitos em um só campeonato nacional, 28 gols no de 1977, jogadas memoráveis em grandes jogos,  iniciativas da torcida ao criar a mais organizada das torcidas, a Galoucura, ou a primeira torcida organizada feminina, as pomponetes, e, na era internet, a primeira rede social exclusiva de torcedores de futebol, quer tenham sido atestados ou não, se tornaram antológicos e vivem a visitar a mente do torcedor atleticano e a manter-lhe a chama da paixão cada vez mais acesa.

 
Uma das muitas curiosidades que rondam o universo atleticano: A discutida foto dos pracinhas brasileiros hasteando uma bandeira com o que seria o escudo do time durante a ocupação da cidade italiana de Maltese, na Segunda Guerra, no local onde habitualmente se erguia a bandeira de Mussolini.
 Além do futebol, o clube atua ou atuou em diversos outros segmentos do esporte, tendo já ganhado destaque  no vôlei do começo dos anos oitenta, quando o Atlético montou uma equipe que contava com grandes nomes do escrete brasileiro (alguns deles: Pelé, Helder, Luiz Eymard e Cacau, que brilharam na era Minas Tênis Clube do vôlei mineiro, Badalhoca, Fernandao e José Roberto Guimarães, todos treinados pelo ex-técnico da Seleção Brasileira Radamés Lattari).

O galo também ganhou a corrida de São Silvestre no atletismo com o lendário João da Mata de Ataíde, o João da Mata, em 1983, e em 2007 ocorreu o contestado patrocínio que o clube teria dado aos atletas quenianos Robert Cheruiyot e Alice Timbilili, vencedores das provas no masculino e no feminino respectivamente, que acenaram a bandeira do clube no pódio, fato que incomodou bastante a imprensa que cobria o evento para o cenário nacional.

Mas o grande marco, este efetivo, do esporte especializado patrocinado ou desenvolvido no clube foi com a equipe de futsal campeã do mundo em 1998, o Atlético/Pax de Minas, que tinha no elenco nomes que ficaram bastante conhecidos do público brasileiro posteriormente como Lenisio, Índio e Vander Carioca, e outros que chegaram a defender a equipe em outras oportunidades como Manoel Tobias, considerado por muitos o melhor jogador da história do futsal mundial e o talentoso Falcão, o grande ícone do futsal brasileiro da Atualidade.

TEXTO: AAVítor (com adaptações tiradas do site do clube)

RELAÇÃO DE CONQUISTAS DO ATLÉTICO
(até ago/2011)
 .
FUTEBOL PROFISSIONAL
Continentais
*RECOPA SULAMERICANA - 2014
*TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA - 2013
*CONMEBOL - CONMEBOL Cup.svg CONMEBOL - CONMEBOL Cup.svg Copa Conmebol: 2 (1992, 1997)
*O Atlético é o líder do ranking da Copa Conmebol, após a sua 8ª edição (1999). O time participou da Copa 5 vezes e chegou em 3 finais, conquistou 2 títulos e um vice-campeonato em 1995.
*O Atlético também conquistou o vice-campeonato da Copa de Ouro em 1993 e o vice-campeonato da Copa Master Conmebol em 1996.

Nacionais
*CBF brazilian championship trophy 02.svgCampeonato Brasileiro: 1 1971)
*O Atlético também conquistou três vice-campeonatos, em 1977 (invicto), em 1980 e em 1999.
*CBF - Taça Brasil.svg Copa dos Campeões (FBF)*: 1 1937)
*Trophy(transp).png Copa dos Campeões do Brasil: 1 1978)
*CBF brazilian championship trophy 02.svgCampeonato Brasileiro Série B: 1 2006)
*COPA DO BRASIL - 2014

Estaduais
*Minas Gerais Campeonato Mineiro - FMF: 40
(1915,1926,1927, 1931, 1932, 1936, 1938, 1939, 1941, 1942, 1946,1947,1949,1950,1952,1953,1954,1955, 1956, 1958, 1962, 1963, 1970, 1976, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1985, 1986, 1988, 1989, 1991, 1995, 1999, 2000, 2007, 2010)
*Minas Gerais Taça Minas Gerais: 5
(1975, 1976, 1979, 1986, 1987)
*Minas Gerais Taça Belo Horizonte: 3
(1970, 1971 e 1972)
*Minas Gerais Torneio dos Grandes de Minas Gerais: 1
(1974)
*Minas Gerais Copa Belo Horizonte: 1
(1959)
*Minas Gerais Torneio Início: 8
(1928, 1931, 1932, 1939, 1947, 1949, 1950 e 1954)

Torneios Internacionais
*Brasil Taça Internacional de Belo Horizonte: 1929.* (Disputado contra Vitória de Setúbal-Portugal)
*Alemanha Torneio de Inverno (Alemanha): 1950
*França Taça Supporters Allez Stade a Belo Horizonte - Paris (França):1950
*Brasil Torneio João Havelange (MG): 1966.
*Brasil Triangular Internacional de Belo Horizonte: 1966.* (Disputado por Atlético, Sel.Uruguai e Santos)
*Brasil Torneio dos Gigantes: 1969.* (Disputado contra clubes argentinos)
*México Torneio de León (México): 1972
*Espanha Troféu Conde de Fenosa (Espanha): 1976.
*Espanha Torneio Cidade de Vigo (Espanha): 1977.
*Espanha Torneio da Costa do Sol (Espanha): 1980.
*França Torneio de Paris (França): 1982.
*Espanha Torneio de Bilbao (Espanha): 1982.
*Suíça Torneio de Berna (Suíça): 1983.
*Países Baixos Torneio de Amsterdã (Holanda): 1984.
*Espanha Torneio de Cadiz - Troféu Ramón de Carranza (Espanha): 1990.
*Japão Copa TDK (Japão): 1993.
*Brasil Copa Centenário de Belo Horizonte: 1997.
*Estados Unidos Copa Millenium (Estados Unidos): 1999.
*Vietname Three Continent's Cup (Vietnã): 1999.
*Torneio Florida Cup - 2016
*(*) Relação incompleta.

Torneios Nacionais
*Minas Gerais Torneio Quadrangular de Belo Horizonte: 2 vezes — 1955 e 1960.
*São Paulo Torneio Triangular de Franca: 1956.
*Brasil Taça Brasil - Zona Sudeste: 1959.
*Brasil Taça Brasil - Zona Sudoeste/Central: 1964.
*Brasil Taça Brasil - Zona Central: 3 vezes — 1963, 1964 e 1967.
*Goiás Taça Cidade de Goiânia: 1970.
*São Paulo Taça Cidade de São José dos Campos: 1970.
*Brasil Taça Independência: 1971.* (Disputado num jogo do Campeonato Brasileiro contra o Santos)
*Rio de Janeiro Taça do Trabalho: 1972.
*Distrito Federal (Brasil) Taça Vitória - Minas: 1974.
*Distrito Federal (Brasil) Troféu Brasília 21 anos: 1981.
*Brasil Taça de Ouro 1ºTurno - Grupo A: 1985.
*Brasil Copa União Turno - Grupo A: 1987. (Invicto)
*Brasil Copa União Returno - Grupo A: 1987. (Invicto)
*Brasil Troféu Acesso FBA: 2006.
*(*) Relação incompleta.

Torneios Estaduais
*Minas Gerais Taça Bueno Brandão: 1914.
*Minas Gerais Taça Souza Cruz: 1919.
*Minas Gerais Taça Clube Bello Horizonte: 1919.
*Minas Gerais Torneio Imprensa: 1921.
*Minas Gerais Taça Concórdia: 1922.
*Minas Gerais Taça XII de Outubro: 1925.
*Minas Gerais Taça Triângulo de Minas Gerais: 1927.
*Minas Gerais Troféu Arthur Friedenreich: 1933.
*Minas Gerais Taça Alaor Prata: 1939.
*Minas Gerais Taça Oliveira Costa: 1941.
*Minas Gerais Taça Anibal Benévulo: 1942.
*Minas Gerais Torneio Relâmpago: 1943.
*Minas Gerais Copa Cinquentenário de Belo Horizonte: 1947.
*Minas Gerais Taça Superba: 1947.
*Minas Gerais Taça Geraldo de Vasconcellos: 1947.
*Minas Gerais Torneio Otacílio Negrão de Lima: 1948.
*Minas Gerais Torneio Quadrangular Juscelino Kubitschek : 1951.
*Minas Gerais Taça Bias Fortes: 1957.
*Minas Gerais Torneio do Trabalhador: 1957.
*Minas Gerais Troféu Casa do Esporte: 1957.
*Minas Gerais Torneio Triangular Fabril EC 25 Anos: 1957.
*Minas Gerais Torneio Eliminatório da FMF: * 1º Lugar 1958* e 1959*.
*Minas Gerais Taça Osvaldo de Carvalho: 1961.
*Minas Gerais Taça Jorge Ferreira: 1961.
*Minas Gerais Copa Jorge Carone: 1963.
*Minas Gerais Taça dos Invictos: 1967. (28 jogos)
*Minas Gerais Troféu da Fraternidade: 1969.
*Minas Gerais Taça Pref. Luiz Gonzaga Souza Lima: 1969.
*Minas Gerais Taça Gil César Moreira de Abreu: 1970.
*Minas Gerais Taça Inconfidência: 1970. ** (Disputado num jogo do Campeonato Mineiro contra o America - MG)
*Minas Gerais Taça Inconfidência: 1970. *** (Disputado num Torneio contra clubes do Sul de MG)
*Minas Gerais Taça Governador do Estado: 1976.
*Minas Gerais Torneio Governador Aureliano Chaves: 1977.
*Minas Gerais Taça Governador do Estado Tancredo Neves: 1983.
*Minas Gerais Troféu Sérgio Ferrara: 1985.
*Minas Gerais Taça Governador do Estado: 1985.
*Minas Gerais Taça 40 anos do Sindicato dos Jornalistas: 1985.
*Minas Gerais Taça do Governo de MG: 1998.
*Minas Gerais Troféu Jorge Hammer: 1999.
*Minas Gerais Taça Governador do Estado Itamar Franco: 1999.
*Minas Gerais Troféu Uberaba 180 anos: 2000.
*Minas Gerais Taça Classico dos 200 anos: 2008.
*Minas Gerais Troféu AMCE 70 anos: 2009.
*(*) Relação incompleta.

Títulos Honoríficos
*Minas Gerais Festival Julio Bueno Brandão: 1912.
*Minas Gerais Campeão de Belo Horizonte (Revista Vita): 1913.
*Minas Gerais Campeão de Belo Horizonte (LMEA): 1916.
*União Europeia Campeão do Gelo: 1950.
*Brasil Campeão da Disciplina (Fair Play) CBD: 1971.
*Minas Gerais Campeão do Século XX - MG - FMF: 2000.
*Brasil Campeão do Século XX - Brasil (Revista Placar): 2007.
*Minas Gerais Troféu Globo Minas: 2008.
*Minas Gerais Troféu Guará Especial: 2008.
*Brasil Troféu Mesa Redonda Gazeta Esportiva: 2008.
*Brasil Campeão de Público do Campeonato Brasileiro: 1977, 1990, 1991, 1994, 1995, 1996, 1997, 1999 e 2001

CATEGORIAS DE BASE
Aspirantes
* Nota: O Segundo Quadro da 1ª divisão.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro de Aspirantes: 7 vezes — 1923, 1927, 1928, 1929, 1934, 1948 e 1949.

Sub-21
*Países Baixos Talents Cup: 2008

Sub-20
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 29 vezes — 1945, 1946, 1947, 1955, 1959, 1967, 1969-1970, 1972-1973, 1975-1976-1977-1978-1979-1980, 1982, 1984-1985, 1988, 1991-1992, 1994-1995, 1997, 2005-2006-2007, 2010.
*Brasil Copa São Paulo: 3 vezes — 1975-1976, 1983.
*Brasil Taça Belo Horizonte: 5 vezes — 1988-1989, 2005, 2009 e 2011.
*Minas Gerais Copa Integração: 4 vezes — 2002-2003-2007 e 2009.
*Minas Gerais Copa Itatiaia: 1977.
*Brasil Super Taça São Paulo: 1994.
*Minas Gerais Taça Minas Gerais: 1995.
*Minas Gerais Super Copa Minas Gerais: 1995.
*Brasil Taça Cidade de Londrina 1996.
*Minas Gerais Copa Minas Gerais: 2002.
*Países Baixos Torneio Fortuna Sittard: 2002.
*Brasil Torneio de Grandes Clubes: 2004.
*Alemanha Torneio de Oberndorf: 2004.
*Países Baixos Torneio de Terborg: 2 vezes — 2006 e 2008.
*Alemanha Torneio de Ennepetal : 2 vezes — 2005 e 2008.
*Croácia Torneio Kvarneska Rivjera: 2 vezes — 2003 e 2005.
*Minas Gerais Troféu AMCE 70 anos: 2009.
*Países Baixos Torneio ICGT (International Cor Groenewegen Toernooi): 2011.
** Nota: * Até 1979, não existia a Categoria Júnior e os atletas com essa idade pertenciam à Categoria Juvenil.

Sub-17
*África do SulBrasilTorneio Future Champions: 2 vezes — 2010 e 2011.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 16 vezes — 1969, 1972, 1975, 1980, 1982-1983, 1987-1988, 1991-1992-1993, 1995, 2001-2002 e 2005-2006.
*Itália Troféu Nereo Rocco (Gradisca d'Isonzo): 4 vezes — 2004, 2006-2007-2008.
*Minas Gerais Copa Integração: 2 vezes — 2006 e 2008.
*Brasil Taça Rio: 2 vezes — 1988, 2003.
*Distrito Federal (Brasil) Taça Brasília: 2000.
*Brasil Copa Santiago de Futebol Juvenil: 2006.

Sub-15
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 21 vezes — 1970-1971-1972, 1974, 1976, 1978, 1980-1981-1982-1983, 1985-1986, 1988-1989-1990-1991-1992, 1995-1996, 2009-2010.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro - IMEF (Instituto mineiro das escolas de futebol): 2010. Modulo vermelho.
*Brasil Taça São Paulo de Futebol Infantil: 2 vezes — 1972 e 1987.
*Minas Gerais Copa Integração: 2005 e 2010.
*Brasil Copa Rotary (Barretos): 1987.
*Austrália Torneio Internacional Austrália: 1990.
*Minas Gerais Torneio Lincoln Alves: 1994.
*Minas Gerais 1º Desafio Mineiro “Escolinha” Copa Record: 1994.
*Espírito Santo (estado) Copa da Paz: 2000.
*Distrito Federal (Brasil) Taça Brasília: 2000.
*Brasil Copa da Amizade Brasil/Japão: 2000 e 2010.
*Minas Gerais Copa Centenário Wadson Lima: 2008.
*Brasil Copa A Gazetinha Nacional - Troféu Nelson Teixeira: 2010 e 2011.
*Espírito Santo (estado) Troféu Cidade de Ibiraçu - ES: 2010 e 2011. Campeão da 1ª fase - Grupo 1 da Copa Gazetinha.
*Brasil Youth Cup: 2010.

Sub-14
*Minas Gerais Torneio Elmer Guilherme Ferreira: 2 vezes — 1994 e 1996.
*Minas Gerais Copa Internacional: 2000.
*Minas Gerais Copa Integração: 2008.
*Minas Gerais Copa Aniversário Cidade de Timóteo MG: 2 vezes — 2007 e 2010.

Sub-13
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 1 vez — 1970.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro - IMEF (Instituto mineiro das escolas de futebol): 2010. Modulo vermelho.
*Minas Gerais Taça Elmer Guilherme Ferreira: 1993.
*Minas Gerais Taça São Lourenço - MG: 2004.
*Minas Gerais Campeonato da AEFEMG - Ass. das Escolas de Futebol de Minas Gerais: 2006.
*Minas Gerais Copa Integração : 2008.

Sub-11
*Minas Gerais Copa Cavaleiro Negro: 1999.
*Espanha Torneio Internacional Gran Canária: 1999.
*Minas Gerais Copa Internacional: 2000.
*Minas Gerais Campeonato da AEFEMG - Ass. das Escolas de Futebol de Minas Gerais: 2006.
*Minas Gerais Copa Paulo Isidoro - Fut.Campo: 2007.
*Minas Gerais Copa Sest/Senat Futebol de Campo: 2007, 2008.

FUTEBOL FEMININO
*Minas Gerais Campeonato Mineiro de Futebol Feminino: 4 vezes — 1983, 2006, 2009 - 2010.
*Minas Gerais Copa Centenário Wadson Lima: 5 vezes — 1999, 2000, 2007, 2008 e 2009.
*Minas Gerais Copa Belo Horizonte: 2009.
*Minas Gerais Copa Integração: 2009.

FUTEBOL SOCIETY
Adulto
*Brasil I Copa do Brasil de futebol Society: 2001.
*Brasil II Copa Nacional dos Campeões Futebol Society: 2003.

Sub 15
*Brasil II Campeonato Brasileiro de Clubes: 2003.
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano Entre Escolas FFSMG/Copa Pequita: 2007. Vespertino.

Sub 13
*Minas Gerais Copa Jornal Aqui: 2009.
Sub 11
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano Entre Escolas FFSMG/Copa Pequita: 2006, 2007. Matutino.
*Brasil Copa Nacional de Futebol Society: 2008.
*Minas Gerais Copa Jornal Aqui: 2009. Matutino.
*Minas Gerais Copa Jornal Aqui: 2009. Vespertino.

Sub 09
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano Entre Escolas FFSMG/Copa Pequita: 2007. Matutino.

FUTEBOL FEMININO SOCIETY
Adulto
*Minas Gerais Copa Alterosa Esporte: 2008.

FUTEBOL DE SALÃO
Principal Adulto
*Globo terraqueo 3.gif Copa Intercontinental de Futsal: 1998.Vice em 2000
*Brasil Liga Brasileira de Futsal: 2 vezes — 1997 e 1999.
*Uruguai Copa Ouro(Uruguay):1984.
*Brasil Taça Brasil de Futsal: 1985.
*Itália Taça Memorial Giovanni Cragnotti (Itália): 1998.
*Minas Gerais Copa Centenário de Futsal: 1997 .
*São Paulo Taça Cidade de Botucatu: 1999.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 11 vezes — 1968, 1969, 1973, 1974, 1976, 1977, 1979, 1984, 1998, 1999 e 2000.
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 10 vezes — 1968, 1972, 1973, 1981, 1984, 1985, 1997, 1998, 1999 e 2000.

Aspirante 2º Quadro Adulto
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 3 vezes — 1964, 1970, e 1971.
Juvenil Sub-20
*Brasil Taça Brasil de Futsal: 3 vezes — 1985, 1998 e 2001.
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 10 vezes — 1962, 1965, 1976, 1977, 1983, 1984, 1986, 1998, 1999 e 2001.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 5 vezes — 1984, 1999, 2000, 2006 e 2007.
*Minas Gerais Taça Minas Gerais: 2002.
*Minas Gerais XVI Copa Sesc: 2003.

Infanto Sub-17
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 5 vezes — 1971, 1972, 1997, 1998 e 2000.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 5 vezes — 1997, 1998, 1999, 2000 e 2008.
*Minas Gerais 1º Torneio Futsal do Clube Libanês: 1999.
*Minas Gerais 41º Olimpíadas de Campanha - MG: 1999.
*Minas Gerais Taça-Minas Gerais: 2000.

Infantil Sub-15
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 7 vezes — 1974, 1985, 1995, 1999, 2002, 2006 e 2007.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 6 vezes — 1984, 1994, 1999, 2000, 2001 e 2008.
*Minas Gerais Taça Minas Gerais: 2001.
*Minas Gerais Copa SESC: 2007.
*Minas Gerais Liga Independente: 2007.
*Minas Gerais I Copa Atlhetic Clube (São João Del Rei): 2007.

Mirim Sub-13
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 3 vezes — 1971, 1985 e 2001.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 4 vezes — 1992, 1993, 1998 e 1999.
*Minas Gerais I Copa Ktá - Cataguases (MG): 2007.
*Minas Gerais Copa SESC : 2007.

Pré-Mirim Sub-11
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 4 vezes — 1994, 2005, 2007 e 2008.
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 2007.
*Minas Gerais IX Copa Méritus: 2007.
*Minas Gerais Copa 157 anos de Juiz de Fora: 2007.
Fraldinha Sub-09
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano 2 vezes — 1992 e 1993.

ATLETISMO
*Corrida de São Silvestre: 1983 João da Mata
Tempo: 37min39s19 Distância: 12.6 km
*Corrida de São Silvestre: 2007 Robert Cheruiyot
Tempo: 38min58s Distância: 15 km
*Corrida de São Silvestre: 2007 Alice Timbilili
Tempo: 46min04s Distância: 15 km

VOLEIBOL
Masculino - Adulto
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 4 vezes — 1980, 1981, 1982 e 1983.
*Minas Gerais Campeonato Metropolitano: 4 vezes — 1980, 1981, 1982 e 1983.

Feminino - Adulto
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 2 vezes — 1959 e 1960.

HANDEBOL
Masculino - Adulto
*Minas Gerais Campeonato Mineiro: 3 vezes — 2000, 2001 e 2002.

FONTE DA LISTA: Wikepedia.
Veja também na Wikipedia a incrível história de Mário de Castro.  
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_de_Castro

Site do clube para informações atualizadas:  http://atletico.com.br/