Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Banda Mole

Sempre a uma semana da chegada do Carnaval acontece em Belo Horizonte o tradicional desfile da Banda Mole. Paramos a jardineira em algum canto do centro da cidade para conferirmos de perto as particularidades desse movimento de descontração e euforia, embora estejamos no meio do ano, quando em outras épocas acontecia um carnaval temporão em Belo Horizonte, o Carnabelô, que, assim como o frio que costumava acompanhar e ganhar o carinho da população nesse período,  já não existe mais.

BANDA MOLE
“A minha vida é esta, 
subir Bahia, descer Floresta”.
Rômulo Paes

A frase do cronista e compositor Rômulo Paes  não foi escrita para a ocasião, mas serve para definir este monumental movimento cultural em seus primeiros anos. Atualmente, devido à expansão atribuída ao sucesso, se encontra bem mais complexo.

Criado em 1975 com a alcunha de pré-carnaval pelo conhecido Movimento Machão Mineiro (MMM), o desfile da Banda Mole é hoje uma das principais expectativas do carnaval belohorizontino, apesar de acontecer, imprescindívelmente, uma  semana antes da festa da carne, entre 14h e 22h.

O Evento gratuíto e democrático, porém, organizado, atrai foliões e figurinhas marcadas de drags e saudosistas de todo o Estado, e até mesmo do país, que vão subir a rua da Bahia, partindo de seu encontro com a avenida Afonso Pena, próximo ao Palácio das Artes, vestidos de muita fantasia e irreverência e a lembrar a época boa dos carnavais regados a bons e inteligentes temas de homenagens ou sátiras, os enredos, bonecos alegóricos, shows, tranquilidade e alegria, e marchinhas carnavalescas de todos os tempos, puxadas pela Charanga do Bororó, formada por representantes do MMM.

Qual mineiro de BH não tem uma história para contar acontecida em um desfile da Banda Mole?

Fontes de pesquisa
Jornal Hoje em Dia Banda Mole comemora 35 anos de folia na avenida.
Acesso: 25/2/2011 21:17.

Foto: Divulgação da Belotur. Original: clique.